Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1046
Dia 03/03/2023
| 1ª Semana da Quaresma | Sexta-feira
Evangelho
segundo Mateus (5,20-26)
(1) Coloque-se em atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
cantando: “Louvor e glória a ti, Senhor!” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zWobJxhD_iI)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 5,20-26
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Depois de apresentar o
caminho da felicidade duradoura, Jesus pede aos seus seguidores/as uma justiça
superior à dos fariseus
§ O primeiro de uma série
de exemplos dessa justiça Jesus a dá no trecho de hoje: não matar é apenas o
começo, e o mínimo
§ A raiva e o insulto
precedem e preparam o homicídio, pois não considera a dignidade e a honra do
outro, do diferente
§ Na comunidade e na
sociedade, a fraternidade e a reconciliação são mais importantes que as
doutrinas, ritos e devoções
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Leia atentamente,
palavra por palavra, este ensino de Jesus sobre as relações respeitosas e
fraternas, e a reconciliação
§ Que impacto tem sobre
você este ensino de Jesus: não é suficiente não matar, é preciso evitar a raiva
e o insulto?
§ Quais são as
consequências do conselho de interromper o culto e as ofertas para primeiro se
reconciliar com quem prejudicamos?
§ Como você, sua família
e sua comunidade podem exercitar este ensinamento de Jesus?
§ Com quem você precisa
se reconciliar hoje? Quem são as pessoas que poderiam ter uma queixa contra
você?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Examine diante do
Senhor suas atitudes e sentimentos, e peça-lhe a graça de eliminar pela raiz o
desprezo e o ódio aos outros
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ Por onde poderíamos
iniciar um caminho de pacificação e confiança que acabe por eliminar em nós as
raízes da violência?
(6) Retorne à vida cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Ouça e cante “Dai-nos hoje o nosso pão de cada
dia” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Mateus 5,20-26
Depois de propor
o caminho da felicidade plena e duradoura, Jesus sublinha que ele requer a
vivência de uma justiça maior que aquela demonstrada pelos escribas e fariseus.
E dá uma série de exemplos, dos quais o texto de hoje nos apresenta o primeiro.
Jesus parte das Escrituras Sagradas, mas não se detém na lei fria. Para ele, a
Escritura tem por fim assegurar a proteção social dos vulneráveis e a comunhão
e a harmonia no interior da comunidade.
Nesta
perspectiva, Jesus reinterpreta o 5º mandamento da lei de Moisés, ciente de que
o homicídio começa bem antes do ato concreto que o realiza, e tem suas raízes
na falta de respeito à dignidade de quem é diferente de nós, configurada na
raiva e no insulto. Não matar não é o teto da justiça, mas seu mínimo, ou seu
ponto de partida. A fraternidade sem fronteiras e a reconciliação sempre
renovada são exigências incontornáveis do Evangelho do Reino, e os/as
discípulos/as não podem ignorar isso.
A justiça maior
que a ostentada pelos fariseus se expressa na vivência da fraternidade e da
reconciliação, ou seja: permitindo e agindo para que o diferente viva
dignamente. Isso é tão importante e decisivo que Jesus ensina que a nossa
comunhão com Deus depende da reconciliação com as pessoas e grupos que divergem
de nós e até nos perseguem. A atitude de pacificação e reconciliação é mais
importante que a doutrina ortodoxa e o culto divino!
É claro que Jesus
não recomenda fazer um momento de parada durante a celebração ou durante a
apresentação das oferendas. Ele usa esta imagem forte para reforçar a absoluta
importância de cultivar, manter e reatar os vínculos que, tanto do ponto de
vista humano como religioso, nos une ao próximo. E não se trata apenas de
constatar que ofendemos alguém e isso nos pesa na consciência, mas de verificar
se nós mesmos agimos mal e provocamos dano e ressentimento nos outros.
O nosso próximo,
sendo diferente, e até mesmo divergente de nós, é um dom, um presente.
Relacionar-se fraternalmente com ele não pode jamais ser um peso, mas sempre
uma grande alegria.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“A abundância é gerada quando ninguém considera somente seu o que
possui, mas oferece, como dom, às necessidades do próximo. A comunidade não
pode esperar ter condições necessárias para viver o programa do Reino, mas é ela mesma que tem que criar tais condições,
encontrando dentro de si mesma a solução para os problemas, vencendo o
egoísmo, a inveja, o orgulho e o desejo de poder” (Bispos do Brasil, Texto-base
da Campanha da Fraternidade 2023, § 25;27).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário