Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1071
Dia 28/03/2023
| 5ª Semana da Quaresma | Terça-feira
Evangelho
segundo João (8,21-30)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção “A palavra de Deus ouvida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 8,21-30
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Jesus está discutindo,
em frente ao tesouro do templo, com os fariseus, cada vez mais intrigados e
desconfortáveis com ele
§ Isso ocorre depois da
defesa da pecadora, do questionamento dirigido aos fariseus e de se apresentar
como luz do mundo
§ O diálogo com os
fariseus vai se tornando difícil até chegar a ser impossível, pois eles eram
escravos de suas ideias de Deus
§ A advertência de Jesus
é grave: fechando-se em seus interesses e suas ideias distorcidas de Deus, eles
são destinados à ruína
§ Quando perguntam sobre
a identidade de Jesus, o fazem apenas para desviar, pois não querem ouvir nada
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Nesta
última semana da quaresma, o apelo a mudar de olhar e de atitude se torna cada
vez mais contundente e urgente
§ Ao aproximar-se do
desfecho da sua vida, decretado pelas próprias autoridades, Jesus fala
claramente de “entrega” e cruz
§ Que imagem de Deus nos
orienta e está presente em nossa catequese, nossos cânticos e nossa
espiritualidade?
§ Será que estamos sendo
capazes de refazer e corrigir nossa imagem de Deus a partir de Jesus
crucificado por amor?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Peça a coragem e a
liberdade de aderir a Jesus e seu Evangelho, vencendo a lógica da primazia dos
interesses individuais
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ Será que não chegou a
hora de abandonar catequeses moralistas e doutrinais, que mais escondem que
revelam sobre o Pai de Jesus?
(6)Retorne à vida
cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção “A verdade vos libertará” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre João 8,21-30
Depois da defesa
pública da mulher prestes a ser apedrejada pelos defensores da lei, e depois do
questionamento aos seus acusadores, o diálogo entre Jesus e os fariseus vai
ficando difícil e vira confronto aberto. Mais ainda depois de Jesus se
apresentar como luz do mundo, aquela que vence as trevas e orienta os homens e
mulheres de boa vontade. Ele quer tomar o lugar da Lei!
No texto que
refletimos hoje, Jesus fala de um modo enigmático: diz que vai partir, que os
fariseus não o poderão acompanhar, que eles vão procurá-lo mas não vão
encontrá-lo. E faz uma clara advertência: os fariseus não acreditam nele, e,
por isso, morrerão no pecado. Na verdade, os fariseus e demais lideranças
religiosas pertencem ao mundo, têm interesses rasteiros, orientam-se por um
deus feito à imagem e semelhança deles.
A má vontade que
os impede de compreender Jesus e aderir a ele nasce de um preconceito
teológico. Para eles, Deus é aquele que submete e limita a liberdade e a
autonomia das pessoas. Mas, para Jesus, Deus é sempre a favor do ser humano, e
o prioriza acima das leis. Fazendo o que fazia e ensinando o que ensinava,
Jesus estaria usurpando o poder de Deus, e isso eles não conseguiam tolerar.
Eles não percebem nenhuma relação entre Jesus e o deus deles.
São lógicas
distintas e contrastantes. Estas lideranças religiosas jamais conseguirão
aceitar um Messias despojado de poder, um Messias crucificado por amor, a vida
como dom entregue livremente. Por isso, quando Jesus fala em “partir”, ironizam,
perguntando se ele vai suicidar-se. Por trás da pergunta não há sinal de
preocupação por Jesus, e a ironia é evidente. Mas Jesus mostra-se livre e
altivo; não se acovarda, pois sabe que não está sozinho.
Se, por um lado,
os fariseus se fecham cada vez mais e aceitam cada vez menos Jesus e seu
ensino, por outro, acolhendo o testemunho de liberdade, ousadia e generosidade
dele, muitos acreditam e aderem à sua proposta. Estes entram na lógica “de
cima”, dos valores humanos universais, e abandonaram a lógica dos interesses
“baixos”. Para estes, Jesus fala com sabedoria e ensina com amor.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“A desregulamentação e a flexibilização dos mercados vêm retirando do
Estado sua função social e política, em prejuízo do seu dever de justa
intervenção na economia e na redistribuição da renda. Entregue à lógica do jogo de concorrência que lhe é própria, o mercado
privilegia os fortes e castiga os fracos, aumenta o desemprego e oferece
aos trabalhadores e à maioria dos aposentados uma remuneração tão baixa que não lhes possibilita adquirir alimentos
para uma subsistência saudável” (Bispos
do Brasil, Texto-base da Campanha da
Fraternidade 2023, § 54).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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