Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1073
Dia 30/03/2023
| 5ª Semana da Quaresma | Quinta-feira
Evangelho
segundo João (8,51-59)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção “A palavra de Deus ouvida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 8,51-59
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Continuamos com a
discussão entre Jesus e o “pessoal do templo”, em frente ao tesouro do templo
§ O foco da discussão é a identidade e as
pretensões de Jesus, e em nome de quem ele faz o que faz e diz o que diz
§ Ao distinguir-se de
Abraão (o pai dos Judeus) e apresentar-se como Filho de Deus, Jesus foge das
malhas étnicas e nacionalistas
§ Jesus reivindica para
si o conhecimento de Deus como Pai, pois é sua ação que o demonstra, enquanto é
negado pelo templo
§ Acusando Jesus de estar
possuído, e pegando em pedras para mata-lo, os líderes provam que o templo não
é mais casa de Deus
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Releia o texto atentamente, participe do debate,
interaja com os protagonistas, perceba o que está em jogo
§ Qual é a imagem que fazemos de Deus, e em que medida
essa imagem nos emancipa e nos torna solidários e libertadores?
§ Nossa imagem de Deus está preso a ideologias como o
machismo, o nacionalismo, o patriarcalismo, o liberalismo?
§ Em que medida, para defender nossa ideia de Deus e
nossa religião, somos capazes de usar de violência contra os outros?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Peça a Deus a graça de
conhece-lo sem apossar-se dele, e de amá-lo amando a todas as pessoas, em sua
diversidade e originalidade
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ O que fazer para
libertar nossas igrejas de visões distorcidas de Deus e ajuda-las a superar
atitudes que discriminam e excluem?
(6)Retorne à vida
cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção “A verdade vos libertará” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre João 8,51-59
O texto de ontem
terminava com Jesus acusando indiretamente as lideranças religiosas (“o pessoal
do templo”) de serem assassinas, e justificarem suas ações com uma imagem
pervertida de Deus. Na sequência, Jesus nega que eles sejam filhos de Abraão, e
diz que eles são filhos do diabo, ou filhos da mentira. A reação é violente:
Jesus é acusado de ser samaritano e estar possuído pelo demônio.
Quando Jesus
insiste que seu ensino ilumina e conduz à vida e à liberdade, que quem o segue
não será envolvido pelas trevas da morte, o pessoal do templo pensa ter
encontrado uma prova da sua loucura, pois a vida demonstra que todos morrem,
inclusive Abraão e os profetas. Eles não conhecem senão a vida mortal e a morte
amarga. Não conseguem entender que a vida pode ser vazia e tediosa, ou intensa
e indestrutível.
Essa discussão é
permeada pela ironia, tanto por parte do pessoal do templo como de Jesus. Isso
aparece tanto nas perguntas como nas respostas de ambas as partes: “Quem
pretendes ser? Acaso és maior que nosso
pai Abraão?” “Não tens 50 anos e vistes Abraão?” Mas a ironia não toma o lugar
do conteúdo em discussão: Quem de fato conhece a Deus e realiza as ações
queridas por ele?
Jesus não
reivindica nem recorre a títulos para falar de si mesmo. Ele conhece a Deus
como Pai, e demonstra que é seu Filho e seu Enviado porque participa da sua
ação em defesa do ser humano. Tomando distância de Abraão, e afirmando que ele
é pai “de vocês”, Jesus escapa das amarras de raça e de nação. Deus, enquanto
Pai, estende nossos laços de fraternidade a toda a humanidade.
Por fim, Jesus
diz que Abraão exultou e se alegrou ao visualizar “o meu dia”. Não é Jesus que
viu Abraão, mas Abraão que viu profeticamente em Jesus o Enviado de Deus e o
início dos esperados tempos messiânicos. Quando Jesus afirma “antes que Abraão
existisse, eu sou”, a taça da raiva das lideranças do templo transborda: eles
pegam em pedras para executar Jesus, comprovando que são assassinos e que o
templo deixou de ser casa de Deus e se tornou lugar de comércio, violência e
morte.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“A humanidade produz
comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada
dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo,
um crime que viola os direitos
humanos básicos. Portanto, é um dever de
todos extirpar essa injustiça através de ações concretas e boas práticas, e
através de políticas locais e internacionais ousadas” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023,
§ 57).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar
a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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