Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1083
Dia 09/04/2023
| Domingo da Páscoa do Senhor
Evangelho
segundo João (20,1-9)
(1) Coloque-se em atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
cantando o Salmo 117: “Este é o dia que o Senhor fez para nós;
alegremo-nos e nele exultemos...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 20,1-9
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Esta narração da
ressurreição de Jesus é a primeira de uma série de cinco que encontramos
unicamente no evangelho segundo João
§ Maria Madalena,
inconformada com o cruel destino de Jesus, vai à sua sepultura para prantear o
Amigo e Mestre
§ O sepulcro aberto é um
sinal de alerta, de algo inesperado, e ela busca Pedro e o Amigo para testemunhar
e interpretar o fato
§ Eles comprovam que o
sepulcro está aberto e vazio, e se parece com um leito nupcial, no qual uma
aliança foi ratificada
§ O discípulo Amigo vê e
dá crédito (acredita) à vida, à missão e à ressurreição de Jesus
§ O
que a Palavra de O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que
está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Leia atentamente, sem
pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena
inusitada e com final aberto
§ Observe a teimosa
inconformidade de Maria Madalena, suas buscas, suas intuições, mas também sua
dependência do passado
§ Esta cena deixa o
desfecho em aberto, como que convidando-nos a assumir o protagonismo e dar-lhe
um final adequado
§ Acreditaremos num fato
ocorrido apenas no passado, ou daremos crédito à vida e à proposta de Jesus,
fazendo-a nossa?
§ O que a ressurreição
de Jesus significa para as famílias enlutadas por mais de 700 mil mortes pelo
Covid-19, as vítimas da violência nas escolas e nas guerras e as pessoas sem
alimentação segura?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ O que devemos mudar a
partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso, mas que caminha
à nossa frente?
(6) Retorne à vida cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Mateus
20,1-9
Segundo João, a
primeira manifestação da ressurreição acontece na visita de Madalena à
sepultura. Vendo a pedra afastada, Maria vai avisar os discípulos. O amigo de
Jesus é o primeiro a chegar. Vê a sepultura vazia e as vestes, mas não entra.
Pedro chega depois, entra na sepultura e vê o sudário dobrado, em separado, “à
parte”.
A tumba vazia não
é o único fundamento da fé na ressurreição, mas é um sinal importante. O
discípulo amado conhecia bem a liturgia do templo, daí sua resistência a entrar
diretamente na sepultura. Para ele, os panos enrolados e colocados no “lugar” à
parte são a Palavra que se fez carne em Jesus de Nazaré, que substitui o
Templo.
Mas a tumba vazia
é um indicativo insuficiente para despertar e sustentar a fé na ressurreição de
Jesus. Sua base é o anúncio da Igreja e a experiência pessoal que o/a
discípulo/a fazemos do encontro com Jesus ressuscitado. Mais adiante, Maria
Madalena chora diante da sepultura e “se inclina” para olhar. Vê anjos que a
interrogam sobre sua dor. Vê Jesus sem reconhecê-lo, senão quando a chama pelo
nome. Crer em Jesus ressuscitado é mais que constatar que a sepultura está
vazia, é encontrá-lo pessoalmente.
Depois de tê-lo
desejado, buscado, conhecido e amado em vida, Maria precisa se inclinar para
dentro de si mesma, na profundidade do seu desejo, para reconhecê-lo e amá-lo
sem retê-lo. É ao voltarmo-nos para nossa interioridade que encontraremos o
ressuscitado que nos ama, chama e envia. Sem isso, tudo continua escuro em
pleno dia.
O texto termina
com reticências, como que convocando-nos a entrar na cena como protagonistas, e
a darmos um final adequado àquela manhã misteriosa. Tanto Pedro como o
discípulo amado volta para casa. O que isso significa? Entenderam ou não o que
aconteceu? Se acreditaram nas palavras de Jesus, porque não anunciaram adiante?
E nós, acreditaremos
e viveremos em seu nome? Estaremos dispostos a ser semente que, caindo na terra
e morrendo, não fica só, e se multiplica incrivelmente? É isso que queremos e
decidimos? Compartilharemos essa boa notícia a toda a humanidade?
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós
mesmos de comer!”
“É impossível falar
sobre alimentação saudável sem considerar a questão dos agrotóxicos. Combater a fome é construir uma saúde
humana e ambiental. O Brasil é o campeão mundial no uso de defensivos
agrícolas, é o principal destino de agrotóxicos barrados no exterior. Nós
não temos mais pragas que os demais países, embora nossas sementes sejam
selecionadas de modo a depender muito de pesticidas. Mas por usarmos muito
agrotóxico há muito tempo, nossas pragas ficaram e vão ficando cada vez mais
resistentes” (Bispos do Brasil, Texto-base
da Campanha da Fraternidade 2023, § 88).
Leitura Orante do
Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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