quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pe. Hermeto Lunkes msf

Missão cumprida!

No último domingo (4 de agosto), dia em que celebrávamos, dentro do mês vocacional, a memória de São João Maria Vianney e dia dos ministros ordenados (diácono, presbítero e bispo), concluía sua missão nesta terra o nosso coirmão Pe. Hermeto Lunkes. Depois de mais de doze anos de luta heróica contra o câncer e outras doenças, ele dormiu para sempre, vencido pela debilidade física. Mas não partiu sem conluir generosamente sua missão.

Memória biográfica

Hermeto Lunkes nasceu em 26 de agosto de 1941, em Cândido Godói– RS, filho de Pedro Oswaldo Lunkes e Antônia Maria Lunkes, de uma família de 22 irmãos. Ingressou no Seminário de Santo Ângelo no dia 24 de fevereiro de 1954, onde cursou o segundo grau até fins de 1959. Professou os Primeiros Votos no dia 11 de fevereiro de 1961, em Palma Sola - SC.Estudou filosofia e teologia de 1961 a 1967, em Passo Fundo. No dia 15 de dezembro de 1967 foi ordenado diácono, e sacerdote no dia 30 de junho de 1968.

Nos seus mais de 50 anos de vida consagrada, o Pe. Hermeto desempenhou várias funções pastorais, formativas e de governo: Vigário Paroquial de Rolante – RS; Promotor vocacional; Orientador no Seminário de Santo Ângelo; Pároco em Saudades – SC; Vice provincial, em Passo Fundo – RS; Conselheiro geral e Secretário Geral, em Roma; Administrador e formador no Seminário de Maravilha – SC; Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Cunha Porã – SC; Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre – RS.

Mesmo durante a sua enfermidade, o Pe. Hermeto olaborou por um breve tempo em diversas paróquias: Paróquia Santo Antônio da Vila Pippi, em Santo Ângelo; Paróquia Cristo Redentor, em Porto Alegre; paróquia Nossa Senhora da Ajuda, no Rio de Janeiro; paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Jataí, GO.  Nos últimos anos colaborou em diversas tarefas e trabalhos no Lar de Nazaré e na Casa Provincial, em Passo Fundo – RS.

Depoimentos (via facebook)

“Acabo de voltar da missa de 30° dia de falecimento do nosso amigo padre Ceolin... Nem bem chego em casa e recebo a notícia de que o padre Hermeto Lunkes acaba de falecer... Cinco coirmãos em sete meses... Meu Deus, o que é isso? Mas se Deus é por nós... quem sera contra nós?...” (Pe. Itacir Brassiani msf)

“Hoje, dia de São João Maria Vianney, dia das vocações sacerdotais, nos despedimos de um grande coirmão Missionário da Sagrada Família, que se doou ao belo serviço de anunciar a Boa Nova do evangelho a todos! Pe. Hermeto Lunkes faleceu nesta noite, deixando para trás grande exemplo de humildade, serviço, caridade, que encantou pessoas por onde passou, principalmente com seu sorriso. Mesmo na doença, nunca se queixava da dor que sentia, tudo para não incomodar aqueles que o cercavam, mas sentíamos o que estava passando. Agora está junto de Deus, orando e intercedendo por nós. Sentimos esta perda, mas a maior lembrança que permanece é o seu exemplo no seguimento a Jesus Cristo, o Missionário do Pai! Descance em paz, afinal concluíste tua missão com grande êxito!” (Wagner Faria de Sousa, Passo Fundo, RS)

“Recebi a triste notícia da morte do Pe. Hermeto. Expresso a todos os coirmãos da Província minhas condolências. Pregarei pelo seu descanso. Repouse em paz!” (Pe. Patrice Ralaivao, Roma)

“Deus o tenha na paz celestial. Amém.” (Altamiro Gebert, Santo Angelo, RS)

“Temos mais um santinho no céu! Deus seja louvado vida doada e testemunho desses nossos irmãos. Rezamos por ele e sua família.” (Ir. Ivone Padilha, Santo Angelo, RS)

 “Perda irreparável. Lembro bem dele pároco em Saudades, SC, durante minha infância e adolescência...” (Jair Maldanner, Palmas, TO)

"Nossa comunidade está enlutada pelo falecimento deste padre tão amado por todos nós, que deixa muita saudade! exemplo de Pastor, amigo e humildade!" (Cleusa Pokorsski Bernardo, Porto Alegre, RS)

“Pe. Ceolin o mestre... O que dizer do Pe. Lorival?... Sempre que passava por passo fundo queria fazer um belo prato. Mas tambem era um batalhador. Não tinha tempo feio. Com certeza estão com Deus, agora recebendo também o Pe. Hermeto, que já deve estar entre e eles. Que olhem por nós. Amém.” (Astério José Riffel, Passo Fundo, RS)

“Não tem como não lembrar do Pe. Hermeto. Boas lembranças, descanse na paz de Deus.” (Wilson Schuh, Chapecó, SC)

"Esse foi um verdadeiro Missionário da Sagrada Família:
trabalho, oração e serviço aos outros. Que lá do céu nos abençõe. Vai fazer muita falta" (Sérgio Aosani, Maravilha, SC)


“A notícia do falecimento do Pe. Hermeto Lunkes me chocou nesta segunda-feira, ao abrir  o computador. Nem bem nos acostumamos com a páscoa dos Pes. Jovino, Sausen e Rodolpho, agora precisamos assimilar mais esta partida. Solidarizo-me sinceramente com vocês. O falecimento dste quarteto de Missionários da Sagrada Família abre um "rombo" na província, mas completa, com certeza, o coro dos que, junto com o fundador e demais MSF já falecidos, partilham a felicidade da vida plena e intercedem por nós peregrinos. Hoje, 5 de agosto, meu saudoso pai completaria 118 anos de existência. Mais um motivo para fazer deste dia uma ociasião de oração, reflexão e meditação sobre o sentido da vida, seus mistérios, mas também suas certezas definitivas.” (Bertilo Brod e família, Erexim, RS).

Um comentário:

Unknown disse...

O padre Hermeto sempre foi e sempre será lembrado por mim, foi simples e AMIGO fazia das tristezas as alegrias assim eu o conheci. Quando estive no seminário em Maravilha o padre Hermeto jogava bola e sempre de bem com a vida.