domingo, 1 de setembro de 2013

Fatos & Personagens: guerra preventiva

O inventor das guerras preventivas

No dia 2 de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia porque a Polônia ia invadir a Alemanha.Enquanto um milhão e meio de soldados alemães se derramavam no mapa polaco e uma chuva de bombas caía dos aviões, Hitler expunha sua doutrina das guerras preventivas: é melhor prevenir do que remediar, eu mato antes que me matem.

Um ano depois da invasão da Polônia, Hitler continuou seu avanço desenfreado, e estava devorando meia Europa. Já tinham caído, ou estavam para cair, a Áustria, a Tchecoslováquia, a Finlândia, a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica e a França, e já tinham começado os bombardeios noturnos contra Londres e outras cidades britânicas.

Na sua edição de 3 de setembro de 1940, o jornal espanhol ABC informava que haviam sido derrubados “cento e dezesseis aviões inimigos” e não ocultava sua satisfação diante “do grande êxito dos ataques do Reich”. Na capa do jornal sorria, triunfante, o generalíssimo Francisco Franco. A gratidão era uma das suas virtudes.

Hitler fez escola. A partir de então, todas as guerras digestivas, países que comem países, se dizem guerras preventivas.


(Eduardo Galeano, Os filhos dos dias, L&PM, 2012, p. 282-283)

Nenhum comentário: