quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Recordando o Pe. Ceolin

A beleza e a grandeza de um “Sim” incondicional

Passo Fundo, 04 de dezembro de 1998.

Caríssimo amigo e confrade Pe. Rodolpho Ceolin msf!
A Palavra de Deus por nós ouvida, acolhida, celebrada e pregada neste segundo fim-de-semana do Advento é um convite claro a preparar efetivamenbte as estradas para o encontro de Deus conosco. O profeta Isaías não desiste de descrever seu sonho, que é também o sonho de Deus: uma humanidade plenamente reconciliada: lobos e cordeiros, bezerros e leões, vacas e ursos, criancinhas e serpentes... Tudo por causa de um “broto”, de alguém que aceita ser hospedeiro do Espírito de Javé... Este é o incrível clima do Advento, que nos convida a gerar um futuro diferente, pois quando até as virgens dão à luz, nada mais é impossível...
Tenho a satisfação de dirigir-me ao senhor exatamente neste clima espiritual, e depois de terdes orientado outra vez com maestria o retiro dos junioristas, para agradecer a linda lição de despojamento e espírito missionário que estais nos dando. Refiro-me à incondicional e pronta aceitação da proposta para serdes o formador dos nossos junioristas, em Santo Ângelo. Sei dos muitos anos que estais em Passo Fundo e dos laços de amizade que tendes por aqui e, por isso, maior ainda é minha admiração e gratidão. “Não serei eu quem vai colocar obstáculos aos planos de vocês para a Província...” Muito obrigado, Ceolin!
Cabe-me agora, em nome da Equipe Provincial, toda ela de alguma forma fruto de vossa atuação na Província e admiradora do vosso testemunho, a tarefa de oficialmente vos nomear formador dos junioristas do Teologado Missioneiro, em Santo Ângelo. E o faço com a emoção de quem deve muito ao vosso trabalho, maturidade e paciência de formador. Quanto a nós, não temos nenhuma dúvida de que vosso ministério será de suma importância para o crescimento humano e religioso daqueles jovens.
De nossa parte, vos remetemos ao nosso Plano de Formação, que também traz vossa marca. Nele encontrareis as orientações básicas para vossa missão. Mas tomamos a liberdade de recordar o que diz o nosso Diretório Provincial: “Pela vida consagrada, assumimos o envio do Senhor preferentemente aos submundos, onde impera o anti-reino, para ali evidenciar que a força do Evangelho torna o homem livre, justo e fraterno, devolvendo-lhe as condições de criatura humana, feita à imagem de Deus” (N° 0014). Recordareis sempre isso aos formandos!
Agradeço, em nome da Província, vossa dedicação aos aspirantes e postulantes destes últimos anos. E desejo que este novo “Sim”, como aquele de Maria, vos possibilite um Natal repleto de paz, de amor, em meio aos preferidos de Deus.
Itacir Brassiani msf

Ofício de nomeação do Pe. Ceolin, que contava 68 anos de vida, para a missão de formador dos junioristas e transferência do Bairro Lucas de Araújo, Passo Fundo (RS), ao Bairro Castelarin, em Santo Ângelo (RS)Por algum motivo – talvez por esta ter sido praticamente sua última transferência – ele guardou este documento entre os seus escritos.

Nenhum comentário: