quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Reflexoes do Pe. Ceolin

Passos para elaborar as experiências negativas

A vida precisa ser repescada, repensada, reassumida, reconstruída... E o primeiro passo é conscientizar-se da realidade, isto é, dos sentimentos, das reações vividas diante dos fatos reais da vida. Esquecer e reprimir não é a solução! A conscientização, neste caso, não deve acontecer pela via intelecto, mas pela via associativa, através dos insights.
O segundo passo é aceitar essa realidade, aceitar os fatos acontecidos comigo; aceitá-los emocionalmente. Aceitar os sentimentos vividos na ocasião em que os fatos aconteceram. De nada adianta ficar brigando com a vida, com o passado, consigo mesmo!... “Na vida psicológica nada se supera se não for aceito...” (Jung)
O terceiro passo é assumir a realidade conscientizada e aceita, situando-se cada vez mais no hoje, no aqui e agora, usando mais a vontade reflexiva e menos a vontade emotiva. De nada adianta dizer “Isso é da infância”. É preciso dizer “Hoje, agora, eu tenho que me assumir... Como adulto, vou me olhar diferentemente: serei objetivo, realista, compreensivo. Não mais preciso chorar, ficar doente, casmurro OU agressivo para conseguir comida e afeto, ou para ser visto...” Não basta largar tudo nas mãos de Deus. Eu preciso ajudar-me, aceitar-me e assumir-me para que eu seja liberto e curado!
Em seguida, é preciso perdoar a si e aos demais. O auto e o hétero perdão absolvem (desatam, desamarram) e transformam o coração de pedra. Ódios, mágoas e rejeições vão aos poucos se extinguindo. Sempre e cada vez mais, o relacionamento em todos os níveis se tornará mais fácil, alegre, espontâneo, natural e equilibrado. “Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos (tendo perdoado a si e aos outros) os nossos irmãos”, escreve João, na sua primeira carta.
Finalmente, é preciso criar sentido para a própria vida. Trata-se de encontrar sentido para a vida fora de si mesmo. O mundo, a comunidade, o outro contam comigo. Eu existo para os outros! “Vós sois o sal da terra! Vós sois a luz do mundo! Ninguém põe a vela debaixo da cama...” Ninguém é luz apenas para si mesmo... Para quem é cristão e discípulo de Jesus, o sentido maior da vida se encontra no Evangelho, nos valores do Reino de Deus, no projeto de Deus. Para quem abraçou a Vida Consagrada, este sentido se encontra nos objetivos da Vida Religiosa e da Congregação.
Sem um sentido maior para a vida, tornar-me-ei neurótico, eternamente curvado sobre mim mesmo, girarei em torno do meu próprio eu, asfixiado pelo cordão umbilical. “Creio na liberdade dentro de mim, quando assumo minha vida, minha história,  o passado e o presente; quando assumo minha vocação, fazendo de mim mesmo um dom consciente, livre, alegre, generoso e gratuito, para que todos tenham vida. Assim, a felicidade me habitará e eu conseguirei relacionar-me a contento comigo, com o semelhante e igual, com Deus e com o universo.”
A facilidade é inimiga do homem. O que faz o homem é a persistência. O caminho da vida é estreito, pedregoso, íngrime... Tornar-se alguém requer coragem, determinação, persistência, muita fé, amor à toda prova! Venceremos! “O lugar que todos devem visitar é seu próprio interior. Entra em ti mesmo. Ali encontrarás a verdade!” (Santo Agotinho)
Pe. Rodolpho Ceolin msf

Reflexão sem data, ordenada ao auto-conhecimento e à auto-ajuda.

Nenhum comentário: