quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO (ANO B – 14.12.2014)

Jesus faz conosco uma aliança no amor e na ternura!

Começamos a caminhada do Advento com uma ordem clara e forte: “Vigiem!” Depois fomos convidados a abrir estradas a partir da periferia e do deserto. E hoje somos convidados à alegria. “Estai sempre alegres”, ordena Paulo. “Transbordo de alegria em Javé”, proclama Isaías. Maria canta: “Meu espírito está em festa pelo meu Deus”. E João mostra o motivo dessa alegria: “Entre vós está alguém que não conheceis...” É uma alegria como aquela vivida pelo índio Juan Diego e seu povo, em Guadalupe (1531), ou pela humanidade toda, com a proclamação dos Direitos Humanos  (1948).
Esperando ardentemente o retorno próximo de Jesus Cristo, os cristãos das primeiras comunidades se sentiam chamados a levar a sério as profecias, a não apagar o Espírito, a se afastarem de toda espécie de maldade, a dar graças a Deus em todas as circunstâncias, a examinar tudo e ficar com o que era bom. E isso não por causa de uma moral abstrata ou de uma ascese estúpida, mas porque acreditavam que Aquele que os chamara seria fiel e realizaria suas promessas. Por isso, também rezavam sem cessar e se mostravam sempre alegres, mesmo em meio às perseguições e durezas da vida.
Vejamos como isso se mostra também em Maria. Chegando à casa de Isabel e sendo por ela acolhida, Maria levanta a cabeça e solta a voz num louvor que atravessa os séculos e, ainda hoje, ressoa como canto libertário. Sua alegria não tem nada de ingenuidade, muito menos de autocomplacência: olhando para o seio crescido de Isabel e para seu próprio corpo, Maria se alegra com os sinais daquilo que Deus está realizando através dos seus filhos mais humildes. Seu olhar alcança a história do seu povo, e nela Maria percebe Deus rebaixando os poderosos, elevando os humildes e socorrendo os pobres.
No evangelho, interrogado sobre sua identidade e sua missão, João Batista se apresenta como testemunha Luz, como sinal de algo que está chegando para vencer as trevas e os obstáculos interpostos pelas elites religiosas e políticas. “Eu sou a voz de quem grita no deserto. Endireitai o caminho do Senhor!” Ele é voz que vem do deserto, da periferia, da margem. Com seu batismo, João inquieta as autoridades, pois o batismo na água é um rito cívico-religioso que expressa uma passagem de estado, uma mudança de senhor e de lealdades. E isso relativizava os poderes religiosos e políticos.
João Batista anuncia que no meio de nós já está presente Alguém que não conhecemos, que vem antes dele e o supera e ultrapassa. Esse Alguém é penhor e início daquela mudança anunciada pelos profetas antigos e simbolizada no batismo cristão. Diante do Messias esperado, sua pregação e seu batismo se mostram relativos e insuficientes. Mesmo sendo o maior entre os profetas, diante de Jesus João não se atreve a desatar as correias das suas sandálias, gesto que simbolizava o protesto de uma viúva diante de um cunhado que se recusasse a desposá-la e dar-lhe descendência, como mandava a lei do levirato.
Jesus não despreza a nossa pobre humanidade. Ele nos ama profundamente e sela conosco uma aliança duradoura “na justiça e no direito, no amor e na ternura” (cf. Os 2,16-25). Ninguém desamarra a correia das suas sandálias! O Messias que esperamos é o Esposo amado e esperado há séculos, e a celebração do Natal é uma espécie de bodas de Deus conosco. E todos sabemos que a preparação de uma festa de casamento, por mais trabalhosa que seja, é sempre marcada pela esperança e pela alegria, e não pela tristeza ou pela penitência. Eis a razão da alegria do Advento!
E a Sagrada Família, tinha ela consciência deste mistério que a envolvia e fecundava? Certamente sim, embora tivesse que caminhar na penumbra da fé, e só aos poucos os contornos do desenho deste mistério fossem se clareando. O tumultuado tempo da gravidez de Maria e a paradoxal noite do Natal foram apenas o começo... Maria viu a falta de vinho e acreditou no vinho novo que selou a nova aliança de Deus com seu povo. Jesus descobriu progressivamente sua identidade de Noivo e Esposo da humanidade. De todos os modos, não podem ser tristes os rostos de quem prepara o Natal.
Deus, pai e mãe, luz que brilha na fragilidade humana e revela nas criaturas a semente de uma alegria inocente e teimosa: Cobre-nos com o manto da justiça que só pode vir de ti, e enfeita nossos andrajos com as jóias de uma fé que dá as mãos à esperança e ao amor. Faz com que  nossas comunidades anunciem com a vida a boa notícia que tens desde sempre para os últimos e pobres, os que carecem de autonomia e de alegria. E ajuda-nos a abrir caminhos de solidariedade em meio às montanhas de lixo comercial que abarrota nossos mercados, e a permanecer firmes na escola de Nazaré. Amém! Assim seja!

Itacir Brassiani msf
(Isaías 61,1-2.10-11 * Lucas 1,46-56 * Primeira Carta aos Tessalonicenses 5,16-24 * João 1,6-8.19-28)

Nenhum comentário: