quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O Evangelho dominical (Pagola) - 12.09.2021

 O QUE ALGUNS DIZEM DE JESUS HOJE?

Também neste novo milênio continua a ressoar a pergunta de Jesus: “E vós, quem dizes que sou?” E isso não quer dizer promover uma pesquisa de opinião. É uma pergunta que nos coloca a cada um de nós a um nível mais profundo: Quem é hoje Cristo para mim? Que sentido tem realmente na minha vida?

As respostas podem ser muito diversas: “Não me interessa, simples assim. Não me diz nada, não conto com ele. Sei que há alguns a quem ainda interessa, mas eu me interesso por coisas mais práticas e imediatas”. Cristo desapareceu do horizonte real destas pessoas.

“Não tenho tempo para isso. Já faço bastante ao enfrentar-me com os problemas de cada dia. Vivo ocupado, com pouco tempo e humor para pensar em muito mais”. Não há lugar para Cristo na vida dessas pessoas. Não chegam a imaginar o estímulo e a força que Ele podia trazer às suas vidas.

“Acho muito exigente. Não quero complicar a minha vida. É desconfortável pensar em Cristo. E, além disso, vem tudo isso de evitar o pecado, exigindo uma vida virtuosa, as práticas religiosas. É demasiado”. Estas pessoas desconhecem Cristo. Não sabem que podia inaugurar uma nova liberdade na sua existência.

“Sinto-o muito longe. Tudo o que se refere a Deus e à religião me parece teórico e distante. São coisas de que não se pode saber com certeza. Além disso, o que posso fazer para conhecê-lo melhor e entender como vão as coisas?” Estas pessoas precisam encontrar um caminho que as leve a uma adesão mais viva a Jesus Cristo.

Este tipo de reações não é algo inventado. Eu mesmo já á as ouvi em mais do que uma ocasião. Também conheço respostas aparentemente mais firmes: “sou agnóstico”; “adoto sempre posições progressistas”; “só acredito na ciência”. Estas afirmações me parecem inevitavelmente artificiais, quando não são o resultado de uma busca pessoal e sincera.

Jesus continua a ser um desconhecido. Muitos já não conseguem intuir o que significa entender e viver a vida a partir Dele. Entretanto, o que nós, seus seguidores/as, estamos fazendo? Falamos a alguém de Jesus? Tornamos ele credível com as nossas vidas? Somos de fato suas testemunhas?

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: