sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 500

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 500

Dia 04/09/2021 | 22ª Semana Comum |Sábado

Evangelho segundo Lucas (6,1-5)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando: Palavra de salvação somente o céu tem pra dar” (Clique: https://www.youtube.com/watch?v=V12GZpBGNwM)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 6,1-5

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Novamente, Jesus está mostrando uma novidade e uma liberdade que escandaliza os religiosos mais conservadores

·          Mesmo sem desprezar a lei e, principalmente, os profetas, Jesus insiste primazia das necessidades humanas sobre todas as leis

·          Neste episódio, Jesus e seus discípulos são questionados por não respeitarem o repouso sabático e a propriedade provada

·          Jesus pede que seus acusadores refresquem a memória, e não omitam aquilo que Deus ensina através da história do seu povo

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·          Retome a cena, inserindo-se na caminhada de Jesus com seus discípulos, sob o olhar crítico dos fariseus

·          Procure entender com exatidão a crítica que as lideranças religiosas (fariseus) fazem aos discípulos e a Jesus

·          Como você se sente diante da afirmação de Jesus, de que ele é senhor das leis e instituições, e está acima delas?

·          Você e a Igreja ainda defendem, ao menos na prática, a prioridade das leis e costumes sobre as necessidades e a dignidade das pessoas?

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·          Apresente-se a Jesus, como parte de sua Igreja, santa e pecadora que se comporta mais como “alfândega” que “hospital de campanha”

·          Peça para ela a liberdade e a alegria do Evangelho, mesmo que isso signifique perder a tranquilidade e “sujar as mãos”

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          Faça um esforço para identificar sinais de apegos legalistas nas decisões e atitudes suas, da sua comunidade, da sua família

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com canção paulina: “Amar como Jesus amou” (Clique: https://www.youtube.com/watch?v=WtKw3imyTLU)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 6,1-5

Vimos ontem como Jesus afirma que seus discípulos/as devem viver a alegre e boa novidade do Reino de Deus, deixando de lado “velhas lições” e “velhos hábitos” rigorosos, que levam a formar guetos de pessoas que se consideram perfeitas e superioras às demais. Hoje, ele volta a essa questão: a pessoa e suas necessidades está acima de toda lei.

É sábado e, desta vez, Jesus não está na sinagoga mas se deslocando com seus discípulos pelos campos. Sentindo fome, eles colhem e comem espigas de trigo de uma plantação que não lhes pertence. Os fariseus observam que eles caminham e colhem num dia que não é permitido fazê-lo. E, além disso, não respeitam o “sagrado direito” da propriedade privada.

Segundo a mentalidade dos fariseus, os discípulos de Jesus cometem duas ilegalidades, ou pecados: não respeitam as proibições da lei que impõe repouso no sábado; roubam alimento da propriedade alheia. A segunda acusação é aludida no fato do Antigo testamento que Jesus cita para sua própria defesa: Davi e seus companheiros, estando famintos, se apossam e comem o pão reservado aos sacerdotes. A vida tem prioridade, inclusive, a lei da propriedade!

Jesus responde à acusação dos fariseus com duas críticas à postura deles: embora se apresentem como defensores da lei de Deus, eles desconhecem o sentido mais profundo das escrituras (“acaso vós não lestes?”); eles resistem a reconhecer Jesus como o enviado autorizado e Filho de Deus, que é o legislador e, por isso, está acima das leis (“o Filho do Homem é Senhor também do sábado”).

Algumas leis e costumes, por mais importantes que pareçam aos olhos de alguns, não casam com o Evangelho, são como tecido velho irrecuperável ou como barril danificado. Neste momento da história do Brasil, com um povo acossado pela pandemia e pela crise devastadora, Bolsonaro, Guedes e seus acólitos insistem que a lei do teto fiscal é intocável. Se, por causa disso, o povo morre de fome ou por falta de remédios e de atendimento médico, isso pouco importa a eles.

(Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa bento XVI

As palavras de Deus, expressas por línguas humanas, tornaram-se intimamente semelhantes à linguagem humana, como outrora o Verbo do eterno Pai Se assemelhou aos homens tomando a carne da fraqueza humana” (Santo Ambrósio, citado em pelo Papa Bento XVI em Verbum Domini, 18).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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