domingo, 19 de setembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 516

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 516

Dia 20/09/2021 | 25ª Semana Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Lucas (8,16-18)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo ou cantando: Toda semente é um anseio de frutificar, e todo fruto é uma forma de a gente se dar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6zVtdZCdvF0)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Lucas 8,16-18

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Multidões começam a seguir Jesus, com diferentes expectativas, mas todos entusiasmados com os sinais que realiza

·        Jesus acolhe todas as pessoas sem discriminar ninguém, mas chama a atenção para os diferentes modos de escutar e acolher sua Palavra

·        Isso não o impede de sublinhar a importância de ouvir com atenção e responsabilidade a mensagem do reino de Deus

·        O Reino de Deus não é um dinamismo para ficar preso no templo ou guardado a sete chaves no coração, mas deve fecundar a vida e a história

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Retome, com toda a atenção possível estes três versículos que prosseguem a parábola do semeador e a explicação de Jesus

·        O sabor popular e a simplicidade das parábolas do Reino de Deus não podem ser tomadas como sinal de superficialidade e irrelevância

·        Será que não estamos tratando o ensino e a prática do Reino de Deus como uma lâmpada que acendemos e escondemos dentro do sacrário, do templo ou do coração, impedindo que ele ilumine e transforme o mundo?

·        Estamos levando a sério de verdade a Palavra de Deus que lemos, ouvimos e estudamos?

·        Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·        Agradeça ao Senhor pela luz límpida e pela força impulsionadora e transformadora da sua Palavra na sua vida

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        O que precisamos melhorar na escuta e na leitura da Palavra de Deus para que não nos seja tirado o que pensamos saber?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Ouça e reze com o refrão: Eu creio na semente lançada na terra, na vida da gente; eu creio no amor! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=GcYEy0DdYcc)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 8,16-18

Com a parábola do semeador, que estudamos no sábado passado, Jesus pedia de nós uma escuta atenta e generosa, um aprofundamento responsável e uma sólida perseverança na escuta da Palavra. O discípulo/a se torna missionário/a, chamado a anunciar (semear) o Evangelho a todas as pessoas e grupos, sempre com confiança na força da semente e com esperança de que frutifique, pois a pequena parte que a acolhe bem produz pelas demais.

Hoje, nestes poucos versículos que estão no mesmo horizonte e dão sequência ao tema, Jesus põe em destaque a atitude de quem escuta ou lê sua Palavra. “Prestai atenção à maneira como vós ouvis!”, adverte ele. E ilustra o que quer enfatizar com a metáfora da lâmpada, advertindo quem o escuta sem atenção e sem discernimento.

É da experiência comum, e ninguém precisa estudar para saber, que ninguém acende uma lâmpada para escondê-la ou para cobri-la, e nenhum eletricista com um mínimo de juízo instala uma lâmpada num lugar que possa limitar seu raio de iluminação. A luz existe para ajudar a ver as coisas, e não como para servir de decoração ou ostentação!

Assim é a Palavra de Deus na vida pessoal e eclesial. Ela não está aí para decorar nossas mesas e estantes. Nas celebrações, ela não deve simplesmente ser exposta no ambão, saudada com aplausos e acolhida com danças rituais, mas está lá para ser proclamada, ouvida e entendida. Ela está presente para iluminar e ajudar a entender o que Deus nos fala pelos acontecimentos e pelos sinais dos tempos.

Assim, entendemos a sentença final de Jesus, aparentemente difícil. Quem proclama, escuta, lê ou estuda com atenção e dedicação a Palavra de Deus verá crescer ainda mais seu entendimento e sua compreensão. Mas quem a trata como decoração ou amuleto, como uma palavra qualquer, descobrirá desolado/as que sequer leu ou escutou a Palavra de Deus, que aquele livro que aplaudiu ou em torno do qual dançou, não passa de um livro desconhecido ou uma lâmpada encoberta.

 (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

O pregador deve pôr-se à escuta do povo e descobrir aquilo que os fiéis precisam de ouvir. Ele é um contemplativo da Palavra e do povo: descobre suas aspirações, riquezas e limitações e os modos de amar e de encarar a vida e o mundo que o caracterizam. Trata-se de relacionar a mensagem do texto bíblico com uma situação humana que precisa da luz da Palavra (Evangelii Gaudium, 154).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: