segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 580

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 580

Dia 19/11/2021 | 33ª Semana Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Lucas (21,5-11)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando o mantra: Jesus Cristo é o Senhor!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PhYGIfitzWY)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 21,5-11

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Jesus continua no templo, depois de expulsar os exploradores do seu interior e de criticar a exploração das viúvas pelos escribas

·          O templo impressionava o povo pela sua grandiosidade e pela sua tradição, mas tudo tinha mudado

·          Recorrendo a uma linguagem figurada, Jesus anuncia que o templo vai ser destruído, pois Deus não tem lugar nele

·          Essa destruição, sem sinais precursores e sem data marcada, é sinal da libertação que está começando

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          Releia com calma esta cena e as palavras de Jesus, dando atenção às comparações misteriosas

·          Será que os cristãos levamos a sério de verdade que o templo de Deus somos nós, que ele está onde nos reunimos em seu nome?

·          Que atitudes e caminhos precisamos tomar para evitar as pregações que assustam e intimidam o povo?

·          Quais são hoje os sinais que anunciam de modo discreto ou impressionante que um Novo Tempo está despontando?

·          Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Peça a Deus a bênção para as pessoas que repartem com alegria, e a conversão para os que querem tudo para si

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          O que fazer para ajudar nossa Igreja a falar com coragem das estruturas e projetos que parecem bons mas oprimem o povo?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com a canção “Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre, aleluia!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5Bj5DnT4kQs)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e termine seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 21,5-11

No trecho do evangelho que lemos meditamos ontem Jesus denunciava o modo descarado como o templo, os fariseus e os doutores da lei exploravam os pobres. No episódio que estamos meditando hoje, Jesus continua criticando o templo, e afirma que ele não é mais o lugar de Deus.

É importante deixar claro que o templo de Jerusalém tem pouco a ver com os templos de hoje, como a Basílica de São Pedro (Roma), a Basílica de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo) ou o Santuário do Divino Pai Eterno (Trindade). O templo de Jerusalém era um símbolo da identidade nacional, o banco central e o lugar onde se reunia o tribunal do Sinédrio. Além disso, em torno dele e por causas dos sacrifícios e romarias, fervilhava um grande comércio.

Jesus havia dito que, não obstante a origem e a história que ninguém pode negar, o templo se tornara uma espelunca de rapinadores. Mesmo assim, a grandiosidade do edifício, a riqueza da sua decoração, o movimento intenso que ele atraía, tudo isso causava forte impressão no povo e dava-lhe um caráter de estabilidade, de poder e de relevância.

Como já sabemos, Jesus não se deixa impressionar por tudo isso. Ele tem a convicção de que Deus fora expulso de lá fazia tempo. Por mais que o templo parecesse sólido e indispensável, viria a ser destruído, não sobraria nada. E isso não seria ruim para o povo, mas uma libertação, o fim de uma época, uma reviravolta desejada por Deus.

Mas, segundo Jesus, não adianta gastar tempo calculando quando isso deverá acontecer, e quais os sinais que o anunciarão. O importante é não se apavorar com sinais como esse, pois trata-se da destruição das estruturas de opressão. Alarmistas e falsos messias existirão sempre, mas não há lugar também para uma espera passiva, sem fazer nada.

Na perspectiva do Evangelho, Jesus e a comunidade dos discípulos e discípulas substitui o templo. Onde dois ou três pessoas se reúnem em seu nome e para prosseguir o que ele fez, Deus está ali. Essa é a boa notícia.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

José sente uma angústia imensa com a gravidez incompreensível de Maria. Mas não quer difamá-la, e decide deixá-la secretamente. Num sonho, o anjo ajuda-o a resolver o dilema: “Não temas receber Maria, tua esposa, pois o que Ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados”. A sua resposta foi imediata: “Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo”. Com a obediência, superou o seu drama e salvou Maria”. (Patris Corde, 3)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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