segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

O Evangelho na vida de cada dia (216)

216 | Ano B | Tempo de Natal | Antes da Epifania | João 1,19-28

02/01/2024

Estamos no ciclo litúrgico do Natal, mas hoje somos convidados/as a meditar uma cena que envolve Jesus já adulto (embora, logo mais, na festa da epifania, voltaremos a uma cena de Jesus recém-nascido). A cena de hoje envolve a pessoa de João, precursor do Reino de Deus, profeta e testemunha de Jesus.

João desenvolve sua missão profética num tempo de múltiplas e duras opressões, mas também de intensa expectativa em relação ao surgimento de uma novidade benéfica para os oprimidos. Ele se afastou do templo, que era o centro religioso e político daquilo que restava de Israel, e escolheu o deserto como lugar para viver, discernir o querer de Deus e orientar o povo.

João batizava, e o batismo era um rito suspeito. Batizar e perdoar os pecados significava contestar a autoridade do templo e dos sacerdotes, roubar os “clientes” que os sustentavam com suas ofertas. Ao mesmo tempo, sinalizava uma mudança de senhorio, de lealdade ou de submissão. Algumas tradições ligavam essa mudança com o aparecimento do Messias enviado de Deus, também chamado Profeta, às vezes identificado com o retorno de Elias.

Inquietos com a pregação e o batismo de João, os homens que controlavam e dirigem o templo enviam um grupo de fariseus para se informar com detalhes sobre as ações de João. Diante deles, João assume sua identidade de testemunha e precursor: ele sabe que não é o esperado, que o Messias está vindo logo depois dele, já está presente, e que sua missão é ser voz que grita pedindo que os líderes religiosos não entortem os caminhos do povo.

João não se coloca no centro, nem acima de ninguém. Ele prepara as pessoas não para serem seus discípulos, mas para se tornarem discípulos de Jesus. Quando morria um membro da família casado e sem filhos, um irmão deveria casar com a viúva e dar-lhe descendência. Se não assumisse esse papel substitutivo, alguém desamarrava publicamente suas sandálias. João diz que ninguém desamarra as sandálias de Jesus: ele cumpre sua missão solidária.

 

Meditação:

§  Releia o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada gesto, interagindo com os personagens

§  Note quem são os enviados, quem os envia, e quais são as perguntas que eles fazem a João

§  Observe a resposta de João, assim como as imagens que ele usa para falar de si mesmo e sua missão, e para falar de Jesus

§  Será que algumas lideranças cristãs não estão caindo na tentação de querer aparecer mais do que Jesus, que eles dizem anunciar?

§  Quais seriam hoje as palavras e gestos mais eloquentes para falar de Jesus e da nossa condição de cristãos?

Nenhum comentário: