terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O Evangelho na vida de cada dia (217)

217 | Ano B | Tempo de Natal, antes da Epifania | Quarta | João 1,29-34

03/01/2024

Na cena de ontem, João dizia que não era Elias, nem o Profeta, nem o Messias, mas alguém enviado a preparar o caminho para a vinda do Messias, diante do qual reconhecia sua própria pequenez e transitoriedade (cf. Jo 1,19-28). Na cena de hoje, vendo Jesus que passa, João, declara: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.” E os papeis se invertem: quem era discípulo passa a ser mestre; quem estava atrás, passa à frente.

Esta imagem de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus adquiriu um lugar importante na tradição cristã, e é recordada em cada celebração eucarística. No livro do Apocalipse, a imagem do Cordeiro é aplicada a Jesus, e aparece frequentemente. Ele é o Cordeiro ferido, mas vitorioso e glorioso.  Nesta imagem vemos quase que espontaneamente a mansidão e a docilidade.

João nos apresenta Jesus como o Cordeiro pascal da tradição judaica, o sinal de comunhão do povo na memória, no sonho e na luta pela liberdade. Com ele, o povo hebreu celebrava a história e a utopia libertária, que, com o passar do tempo, acabou sendo ligada de modo quase exclusivo a uma etnia, uma nação e uma cultura. Ultimamente, com a privatização da experiência religiosa, a imagem do cordeiro acabou refém de uma espiritualidade desencarnada.

Para João, Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Este ‘pecado do mundo’ se condensa na recusa do projeto de Deus e na submissão aos sistemas fechados nos interesses privados e das violências e mentiras que sua manutenção exige. Somente o dom Espírito pode fazer o ser humano uma realidade nova, renascida e capaz de amar e dar a vida, como o próprio Jesus.

Jesus começa sua missão indo ao encontro das ‘ovelhas perdidas’ do povo de Israel, oara, em seguida, abrir as portas do Reino de Deus a todos as pessoas, classes, povos, etnias e crenças. Caducou a divisão do mundo em “pessoas de bem” e pessoas indesejaveis.

 

Meditação:

§  Releia o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada gesto, interagindo com os personagens

§  Observe com atenção o impacto que essa apresentação de Jesus tem sobre os discípulos de João

§  Que ressonâncias a imagem do cordeiro de Deus, ferido e de pé, tem para você e para as comunidades cristãs de hoje?

§  Qual a imagem ou a metáfora mais adequada e fiel ao Evangelho para apresentar Jesus aos homens e mulheres de hoje?

Nenhum comentário: