terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

O Evangelho de Jesus na vida de cada dia (272)

272 | Ano B | 2ª Semana da Quaresma | Quarta | Mateus 20,17-28

28/02/2024

Estamos vivendo o tempo de Quaresma. Como discípulos/as de Jesus, nesse tempo especial e em todas as fases da nossa caminhada cristã e missionária, devemos tomar distância da sede de aparecer que devora os fariseus. Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos/as outros/as, iguais em dignidade, filhos/as do Pai, guiados por Jesus. A igualdade, a fraternidade e o serviço mútuo e a compaixão com os pobres configuram nossa identidade de discípulos/as missionários/as de Jesus.

Essa foi a lição que aprendemos ontem. Cronologicamente, a cena do evangelho de hoje ocorre antes daquela de ontem: está situada no meio do caminho de Jesus e seus discípulos a Jerusalém. Estamos diante de um “diálogo pedagógico” cheio de tensões. A família de Tiago e João age dentro dos interesses de uma família patriarcal, tentando assegurar precedência e privilégios, mas Jesus propõe uma família alternativa, contracorrente.

Enquanto os filhos de Zebedeu fazem lobby para assegurar um lugar de honra no seu reinado, Jesus se coloca na base e percorre o caminho da margem: será zombado e açoitado, como se costumava fazer com os escravos. Enfatizando o caminho da cruz, Jesus põe por terra os mitos do poder e da glória, e é por isso que os demais discípulos se irritam. Como Pedro na montanha da transfiguração, eles não sabem o que estão pedindo.

Jesus insinua que os grandes e poderosos não realizam a vontade de Deus, pois mandam e oprimem. Ele sim, o Filho do Homem, faz a vontade do Pai, pois assume a condição do servidor, do menor, do último. A lógica de Deus é inversa à lógica do poder e da honra. O Reino de Deus segue um dinamismo contrário à lógica das instituições e dos reinos deste mundo.

A passagem existencial e espiritual da atitude de chefe à postura de irmão, de primeiro a último, é a prova de fogo do discipulado de Jesus. O reino de Deus não tem nem senhores nem chefes, tem apenas irmãos, iguais e servidores. Tornar-se discípulo/a é percorrer um caminho marginal, é ensaiar uma família unida na diversidade, dialogante e acolhedora.

Meditação:

§ Leia atentamente, palavra por palavra, a pretensão de Tiago e João, o questionamento e o ensino de Jesus

§ Observe a ordem que Jesus dá aos discípulos: “Entre vocês não deve ser assim... Quem quiser ser grande, deve ser o servidor!”

§ Em que tipo de líderes e autoridades podemos ver hoje um exemplo de quem realmente é maior, na ótica de Jesus?

§ Podemos afirmar com sinceridade que não corremos a mesma tentação dos discípulos João e Tiago?

Nenhum comentário: