quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O Evangelho na vida de cada dia (247)

247 | Ano B | Festa da Apresentação do Senhor | Lucas 2,22-40

02/02/2024

O momento alto e revelador desta cena, que ilumina a festa de hoje, não é o cumprimento das leis de purificação por Maria e José, mas o encontro, à margem dos dirigentes do templo, com Simeão e Ana, assim como o que eles anunciam. Na cena narrada por Lucas, tudo chama a atenção para o significado do filho que Maria e José apresentam ao povo de Deus e ao templo.

Simeão toma o Menino nos braços e, com seu olhar penetrante, vê nele a presença libertadora de Deus na fragilidade humana. É uma salvação que desborda as fronteiras étnicas e religiosas de Israel: ela se destina a todos os povos, é luz que ilumina as nações sem excluir nenhuma e ninguém. Ana também fala do Menino a todas as pessoas que viviam de esperança. Como os pastores representavam a acolhida de Jesus pelos excluídos, Simeão e Ana expressam sua acolhida pelo resto piedoso e fiel.

Naquele suntuoso templo, Maria e José observam a alegria consoladora de quem esperou longamente, e experimentam certo brilho. Poucas coisas estão claras, mas cresce neles a percepção de que o filho que lhes foi confiado é especial para todos os povos. Porém, este brilho logo é ofuscado pelas palavras misteriosas que Simeão dirige a Maria. Jesus vai incomodar, pois veio para desmascarar o colocar pedras no caminho dos exploradores.

José e Maria precisam avançar e crescer no escuro da fé. Como Abraão, eles se lançam na estrada sem saber aonde chegarão. Simplesmente, ousam acreditar, e isso lhes é creditado como justiça. Abrem-se, pouco a pouco, à novidade que Deus manifesta através do nascimento daquele inesperado filho. Eis o caminho a ser seguido pelos religiosos e religiosas.

O breve cântico de Simeão é uma síntese do credo dos primeiros cristãos. Jesus é Boa Notícia e caminho de libertação para todos os povos. Ele é também o paradigma da responsabilidade missionária dos homens e mulheres que se consagram a Deus e ao seu Evangelho: sair do estreito âmbito das instituições para ser presença solidária, consoladora e libertadora para todas as pessoas e povos.

                                                                           

Meditação:

ü  Releia o texto lentamente, detendo-se nos personagens, nos gestos, nas atitudes e nas palavras deles

ü  Observe e contemple as ofertas de resgate apresentadas por Maria e José, próprias dos casais pobres e humildes,

ü  Procure perceber como, nas palavras de Simeão e de Ana, transparece a vida e a missão do Jesus adulto e dos cristãos

ü  Com que palavras e atitudes as pessoas consagradas poderíamos apresentar Jesus e seu Evangelho aos homens e mulheres de hoje?

Nenhum comentário: