Nada e ninguém consegue
algemar o Evangelho de Jesus Cristo!
Concluímos ontem um mês cheio de memórias de santos populares, mas ainda
resta a solenidade de São Pedro e São Paulo. Escutemos e acolhamos com
reverência o testemunho destes irmãos maiores, colunas que sustentam as
comunidades cristãs. Mas, para chegar à vida real destes personagens é preciso
escutar as Escrituras. Se é verdade que Pedro é o primeiro líder dos cristãos e
Paulo é o apóstolo dos povos, também é certo que ambos, cada um a seu modo e a
seu tempo, foram discípulos de Jesus e passaram por sucessivas crises e
dificuldades, provaram a prisão e foram martirizados.
Esqueçamos por um instante a cena contada por Mateus e centremos nossa
atenção no acontecimento narrado nos Atos dos Apóstolos. Pedro, o primeiro Papa
foi presidiário! “Para que servem as chaves prometidas por Jesus Cristo se não
ajudam a soltar as algemas que o prendem ou abrir a porta da prisão, mantida
sob rigorosa vigilância?” Pedro estava imerso na penumbra desta e outras
perguntas quando uma luz iluminou sua cela, uma mão tocou seu ombro e uma voz
ordenou que se levantasse. As algemas caíram, os guardas não viram nada, e a
porta que separava a cela da cidade se abriu sozinha...
Por sua vez, Paulo, depois de ter sido um fariseu zeloso e violento e de
ter acumulado muitos méritos e honras por causa disso, fez a experiência de ser
conquistado por Jesus Cristo e, diante do bem supremo desta acolhida gratuita e
imerecida, considerou tudo o mais como lixo e déficit na contabilidade da vida (cf. Fil 3,1-14) e se lançou
incansavelmente no anúncio desta boa
notícia, especialmente às pessoas e comunidades de origem pagã. O zelo e o
ardor que Paulo demonstrara pelo judaísmo se transformou em zelo pela fé em
Jesus Cristo. Com isso, perdeu de vez a tranquilidade...
Sua complexa trajetória de vida atraiu contra Paulo a desconfiança dos
próprios cristãos e o ódio dos seus irmãos judeus. Depois de sucessivos enfrentamentos
e perseguições, ele também acabou na prisão. Sendo cidadão romano, exigiu o
direito de ser julgado decentemente pelo imperador, e foi conduzido a Roma. Entretanto,
ninguém conseguiu colocar sob algemas aquilo que o fazia livre: a Boa Notícia
de Jesus Cristo. “Por ele, eu tenho sofrido até ser acorrentado como um
malfeitor. Mas a Palavra de Deus não está acorrentada”, escreveu ele ao seu
fiel amigo e companheiro Timóteo (2Tm 2,9).
Pedro e Paulo são filhos, irmãos e pais da fé numa Igreja que confirmou
com a vida aquilo que anunciou com as palavras. De um lado, Pedro, Paulo e os
demais cristãos detidos mantêm contato com as suas comunidades de base,
inclusive através de cartas às suas principais lideranças; de outro, as
comunidades não ficam indiferentes, apesar da crise de fé provocada por uma
perseguição feita em nome de Deus e da religião, assim como pelos riscos
políticos e sociais que estas relações implicam. O vínculo entre a comunidade
dos discípulos e seus líderes presos se mostra de um modo singelo e comovente
no relato dos Atos dos Apóstolos que a liturgia nos propõe hoje (cf. 12,1-11).
As escrituras dizem que “enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja
orava continuamente por ele.” É neste contexto que Pedro experimenta a presença
fiel de Deus também na prisão. Logo que é libertado do cárcere, vai à casa da
mãe de João Marcos, onde a comunidade está reunida em oração. Quando Rosa, a
mãe de Marcos, abre a porta e vê que é Pedro, é tomada de tamanha alegria que o
deixa plantado do lado de fora e vai às pressas anunciar a boa notícia à
comunidade reunida, a qual pensa que Rosa está doida. Aberta a porta, Pedro
entra, e conta entusiasmado o que havia acontecido.
O que sustenta as Igrejas e comunidades cristãs é o encontro com Deus em
Jesus Cristo. O que o evangelho de hoje nos propõe é substancialmente isso. Num
lugar marcado pelo domínio estrangeiro, Jesus interroga seus discípulos sobre o
que pensam dele. E Pedro é o primeiro dentre todos os discípulos a reconhecê-lo
e proclamá-lo Messias. Só quem está aberto e sintonizado com a lógica de Deus
pode reconhecer sua presença nas ações e palavras deste filho da humanidade, no
irmão de todos os seres humanos. Esta é a base sólida sobre a qual Jesus Cristo
constrói a comunidade cristã.
Queridos Pedro e Paulo,
apóstolos e irmãos na fé! Com vocês aprendemos que crer, confiar, partilhar e
anunciar são os verbos essenciais da gramática e na ação cristã. O verdadeiro
discípulo é aquele que conjuga estes verbos em todos os tempos, modos e
pessoas. Ajudem-nos a viver de tal modo que, chegando ao entardecer da
existência, também nós possamos dizer: “Chegou o tempo da minha partida.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” Suportando os
sofrimentos e incertezas presentes, jamais nos envergonhemos ou desanimemos,
pois sabemos em quem acreditamos! Assim seja! Amém!
Itacir Brassiani msf
(Atos dos Apóstolos 12,1-11 * Salmo 33 (34) * 2ª.
carta a Timóteo 4,6-8.17-18 * Evangelho de Mateus 16,13-19)
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