Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 482
Dia 17/08/2021 | 20ª Semana Comum | Terça-feira
Evangelho segundo Mateus (19,23-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo e rezando: Tua Palavra é luz no meu caminho (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 19,23-30
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Quem
quiser ser discípulo/a de Jesus precisa descobrir a preciosidade do Reino de
Deus, e deixar tudo o mais por ele
·
Nisso
ninguém pode se considerar perfeito e bom, pois a simples prática de leis e
preceitos não é suficiente
·
Pedro
e seus companheiros deram esse passo (mesmo sem dar os bens aos pobres), mas
ainda estão muito preocupados com o que receberão
·
Essa
preocupação não cabe, porque o Reino de Deus inverte a pirâmide social: os
primeiros e mais badalados do mundo são os últimos e os últimos, que não
contam, são os primeiros
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Há
algo que ainda amarra você e o impede de entregar-se à aventura de criar novos
céus e nova terra, sem regatear nada?
·
Em
que medida você também participa da ideologia que considera os estudados, ricos
e poderosos como abençoados por Deus e os pobres e frágeis como culpados ou
punidos por Deus?
·
Qual
é o obstáculo faz com que a vida dos cristãos não tenha hoje grande poder de
influência e exerça pouca atração?
·
Você
já ouviu sermões que tentam amenizar a metáfora do camelo e da agulha, fazendo
possível conjugar o apego aos bens com a fé em Jesus?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Como
também você se inchou com seus bens e apegos, peça a Jesus que aumente o buraco
da agulha ou diminua seu tamanho
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
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Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
Como
podemos desfazer, com sensibilidade e respeito, a ideia de que os ricos, sabidos
e poderosos estão mais perto de Deus?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite com a bela
canção “Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir; se queres que eu te siga
respondo: eis-me aqui!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 19,23-30
Ontem meditamos o instigante episódio do jovem
religioso e rico que se candidatou a discípulo de Jesus. Diante da exigência de
distribuir os bens aos pobres e se colocar a caminho com os demais
discípulos/as, ele voltou atrás, e preferiu ficar com os bens a seguir Jesus.
Na verdade, os bens o possuíam e impediam de ser livre para escolher.
A atitude desse jovem leva Jesus a sublinhar que o
apego aos bens e a alguns vínculos que aparentemente dão segurança são entraves
à adesão ao Reino de Deus. A metáfora da agulha e do camelo não deixa dúvidas:
que uma pessoa rica aceite o desafio do Reino de Deus não é apenas difícil, mas
impossível, a menos que se desapegue e corrija suas práticas injustas para
acumular bens e os partilhe com os pobres.
Os discípulos ficam assustados com esta afirmação
de Jesus. Eles bebem da ideologia religiosa que considera a riqueza um sinal da
benção divina, e os ricos, já socialmente privilegiados, como muito amados e
favorecidos por Deus. Por isso, pensam que se os ricos não se salvam (não
entram no Reino, não são perfeitos) ninguém poderá se salvar. Mas Jesus crê que
a fé sincera pode produzir mudanças: quem descobre o valor do Reino, arrisca
tudo, como aquele trabalhador que vendeu tudo para comprar o campo, ou aquele comprador
de pérolas, que faz o mesmo pela pérola preciosa.
Então Pedro, em nome dos demais discípulos, observa
que eles, diferentemente daquele jovem, deixaram tudo e estão seguindo Jesus.
De fato, deixaram a família e os contratos de trabalho de pesca, e entraram no
caminho da busca do Reino, embora não tenham distribuído os bens aos pobres.
Eles perguntam que benefício terão, pois acham que merecem.
Jesus responde acenando para o futuro, quando o
Reino de Deus será plenamente realizado. Então aqueles/as que hoje são
colocados em último lugar serão reconhecidos em sua grandeza, terão influência
e atrairão outros por seu testemunho de vida. Mas sem seguimento radical de
Jesus, os que hoje são badalados podem se ver no último lugar.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“Às vezes, pode ser necessário pôr limites àqueles que
detêm maiores recursos e poder financeiro. A simples proclamação da liberdade econômica, enquanto as condições
reais impedem que muitos possam efetivamente ter acesso a ela. A atividade
empresarial, que é uma nobre vocação orientada para produzir riqueza e melhorar
o mundo para todos, pode ser uma maneira muito fecunda de promover a região
onde instala os seus empreendimentos, sobretudo se pensa que a criação de
postos de trabalho é parte imprescindível do seu serviço ao bem comum”. (Laudato Si’, § 129)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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