Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 490
Dia 25/08/2021 | 21ª Semana Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo Mateus (23,27-32)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “Escuta, Israel! Javé, teu Deus,
quer falar!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i0bKKVkgJ3o)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,27-32
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Comece
a leitura no início do capítulo para não perder a ideia de conjunto das
críticas e acusações
·
Procure
entender os detalhes as duas acusações que Jesus dirige aos fariseus no texto
de hoje
·
Procure
compreender bem o sentido da comparação dos fariseus e escribas com sepulturas
decoradas
·
Procure
ler ao contrário: o que Jesus pedem ou espera daqueles/as que se fazem seus
discípulos/as
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Seguindo
o que fala Jesus, identifique as principais incoerências e contradições dos
líderes cristãos e políticos de hoje
·
Identifique
e dê nome às contradições e incoerências que ameaçam você, sua família e sua
comunidade
·
Seria
possível identificar situações concretas em que os cristãos perseguem e excluem
pessoas e grupos que denunciam suas contradições e traições ao Evangelho de
Jesus?
·
Você
consegue perceber em você mesmo/a injustiças e hipocrisias que se escondem
atrás da aparência de justiça?
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Faça
uma revisão serena e crítica de sua vida de discípulo/a, e da vida da sua
Igreja, e invoque a misericórdia de Deus
·
Peça
ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de Deus, com coerência,
transparência e generosidade
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O
que podemos fazer para diminuir a incoerência e as contradições das comunidades
e lideranças da Igreja católica?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção paulina: Quem nos separará do amor de Cristo? (Clique: https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw)
·
Assuma um compromisso pessoal de conversão
e mudança
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 23,27-32
Estamos
refletindo sobre as críticas e denúncias de Jesus contra os mestres da lei e
fariseus. O evangelista fala dos fariseus mas pensa nos discípulos de Jesus.
Ele quer alertar e chamar à conversão e à coerência de vida os discípulos/as de
todos os tempos. No texto que foi omitido ontem, por causa da festa de São
Bartolomeu, Jesus apresentou uma série de cinco “ais” ou maldições contra os
líderes religiosos.
No texto
de hoje, temos a sexta e a sétima “maldições”, que continuam as cinco
primeiras. Na primeira das duas, Jesus denuncia a incoerência entre a aparência
e a realidade concreta da vida dos escribas e fariseus. Na segunda, afirma que,
mesmo disfarçando, eles continuam a tradição assassina de seus antepassados,
perseguindo e eliminando os profetas.
Acuados
pela busca da pureza cultual, os judeus costumavam pintar com destaque as
sepulturas para que ninguém corresse o risco de se contaminar pisando nos
cadáveres. Mas Jesus muda um pouco o sentido dessa imagem, e diz que os
fariseus e mestres da lei são como sepulturas enfeitadas para esconder o mal e
a podridão que eles mesmos alimentam e guardam dentro de si. É uma acusação
muito dura!
Além
disso, ao enfeitar as tumbas dos profetas e recordar o destino deles, em vez de
fazê-lo para honrar os profetas o fazem para esconder a violência com a qual
perseguem os profetas do seu tempo, João Batista e Jesus à frente, e os/as
discípulos/as depois. Estranho modo de honrá-los!
Para
Jesus, com esta prática eles não apenas continuam a história de violência dos
antepassados, mas a completam e levam ao ponto mais alto. Por isso, Jesus
associa as suas cidades aos lugares mais detestados pela história, símbolo de
fechamento e violência: Tiro, Sidônia e Sodoma.
Ser
cristão é ser discípulo//a de Jesus, seguir seu modo de viver. A preocupação fundamental
não pode ser a pureza ritual e exterior, mas a pureza de mente e de coração.
Ser cristão é ser diferente, transparente e coerente com Jesus Cristo e seu
Evangelho. O alerta está dado!
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“O
exemplo de Santa Teresa do Menino Jesus convida-nos a pôr em prática o pequeno caminho do amor, a não
perder a oportunidade duma palavra gentil, dum sorriso, de qualquer pequeno
gesto que semeie paz e amizade. Uma ecologia integral é feita também de
simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da
exploração, do egoísmo. Pelo contrário, o mundo do consumo exacerbado
é, simultaneamente, o mundo que maltrata a vida em todas as suas formas”. (Laudato Si’, § 230)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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