Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 485
Dia 20/08/2021 | 20ª Semana Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo Mateus (22,34-40)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo e rezando: Tua Palavra é luz no meu caminho (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 22,34-40
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Depois
de uma longa caminhada de ativa compaixão em benefício do povo e de formação
dos, Jesus chega a Jerusalém
·
Entra
no templo com o chicote na mão e inicia um confronto duro e implacável com a
elite que controla o judaísmo
·
Sacerdotes,
escribas e fariseus não reconhecem e contestam a autoridade de Jesus e se aliam
para enfrenta-lo e eliminá-lo
·
O
questionamento narrado no texto de hoje faz parte dessa estratégia e força
Jesus a uma tomada de posição teórica
·
A
resposta de Jesus focaliza o horizonte unificador e dinamizador da Lei e dos
Profetas: o amor a Deus e ao próximo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Você
leva a sério a centralidade do amor integral e fiel a Deus e ao próximo no qual
está presente como a síntese da lei e da profecia?
·
Você
percebe em você e na sua comunidade a tentação de acentuar exageradamente a
obediência a Deus e a moral em detrimento do amor ativo e compassivo ao
próximo?
·
Como
a Igreja poderia ensinar e explicitar melhor esse fio vermelho em seu ensino e
em sua prática pastoral?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Abra
sua mente e seu coração para que o amor com que Jesus ama você fecunde sua
relação com as pessoas e a natureza
·
Peça
a Deus a graça de responder aos que desafiam e contestam sua fé com serenidade
e firmeza, como Jesus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu mude
ou faça?
·
Como
poderíamos ajudar nossos catequistas, diáconos, padres e bispos a manter
claramente a primazia do amor em tudo o que ensina e faz?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite com a bela
canção “Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir; se queres que eu te siga
respondo: eis-me aqui!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 22,34-40
Já dissemos que os capítulos 21 e 22 de Mateus
apresentam o confronto permanente entre Jesus e o reino de Deus com a elite
dirigente do judaísmo e a lógica excludente do templo. Nos trechos omitidos (v.
15-33), Jesus discute com os saduceus sobre a ressurreição e a legitimidade do
imposto exigido pelo império romano. Com suas respostas e argumentos, Jesus
calou a boca dos saduceus.
Mas o silêncio dos saduceus não é vergonha nem
inércia. Eles se aliam aos fariseus e mestres da lei para colocar Jesus
novamente à prova. Desta vez, provocam Jesus a distinguir entre os mandamentos
aqueles que seriam grandes e relevantes e aqueles que poderiam ser tratados
como secundários. Jesus responde sublinhando a unidade dos mandamentos, e não a
hierarquização. As leis da aliança e a perspectiva profética se entrelaçam na
prática do amor.
Jesus responde acenando para aquilo que o livro do
Deuteronômio apresenta no capítulo 6: o horizonte e o coração dos mandamentos é
o amor profundo e integral a Deus, inseparável do amor social e cotidiano ao
próximo. Não se trata de atos ocasionais de amor, e muito menos de simples
sentimentos, mas de uma visão social e estrutural, que conjuga o amor ao
próximo ao amor a Deus, do qual decorre.
Como havia anunciado no capítulo 5 de Mateus, a Lei
e os Profetas, ou seja, todas as escrituras, dependem disso! Em outras
palavras: o maior e mais importante dos mandamentos é a fidelidade e a
perseverança integral e diária na prática da compaixão ativa, humanizadora e
libertadora. E isso não é um entre outros mandamentos, mas o coração pulsante
da inteira experiência e vontade de Deus na história.
Em outras palavras, isso constitui o núcleo ou fio
de ouro da pregação de Jesus. Sem esse amor, a fé se torna moralismo e
legalismo vazio. É nesse amor, na afirmação prática da dignidade do outro e no
serviço solidário e perseverante às suas necessidades, que se revela e sustenta
a verdade e a solidez da fé. Nada vem antes nem está acima disso!
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“Deus
pergunta a Caim: «Onde está o teu irmão Abel? Ele responde que não sabe, e Deus
insiste com ele: «Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até
Mim» (Gn 4, 9-12). O descuido no
compromisso de cultivar e manter um correto relacionamento com o próximo,
relativamente a quem sou devedor da minha solicitude e custódia, destrói o
relacionamento interior comigo mesmo, com os outros, com Deus e com a terra.
Quando todas estas relações são negligenciadas, quando a justiça deixa de
habitar na terra, toda a vida está em perigo”. (Laudato Si’, § 70)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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