Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 492
Dia 27/08/2021 | 21ª Semana Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo Mateus (25,1-13)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “Escuta, Israel! Javé, teu Deus,
quer falar!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i0bKKVkgJ3o)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 25,1-13
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Estamos
no contexto da preocupação com a demora do retorno de Jesus e da vitória do
Reino de Deus
·
Aos
discípulos/as toca-nos uma esperança ativa e responsável, que não relaxa
enquanto prepara e espera
·
Precisamos
aprender a viver e perseverar no Evangelho do Reino em meio a situações
complexas e obscuras
·
A
parábola das dos dois grupos de moças que esperam a chegada do noivo para a
festa querem nos ajudar nisso
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Retome
calmamente as duas comparações que Jesus oferece sobre a correta atitude em
tempos de espera e demora
·
O
que você pode fazer para ajudar a evitar que as comunidades cristãs fujam da
sua responsabilidade com a transformação do mundo e se refugiem no culto e no
moralismo?
·
Como
você tem se preparado para a “nova normalidade”? Tem conseguido rever e
qualificar o estilo de vida?
·
Qual
é o “óleo” que tem ajudado vocês a permanecer lúcidos e atenciosos, sal e
fermento do Reino em tempos difíceis?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer
a Deus?
·
Faça
uma revisão serena de sua atitude como discípulo/a neste tempo de espera e
construção do Reino de Deus
·
Peça
ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de Deus, com coerência,
transparência e perseverança
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O
que podemos fazer para dinamizar a vida e o testemunho dos cristãos na
superação dos podres poderes e na edificação de um mundo onde todas as pessoas
se tratem como irmãos e irmãs?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção paulina: Quem nos separará do amor de Cristo? (Clique: https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 25,1-13
Na
meditação sobre o evangelho de ontem sublinhamos a condição dos cristãos no
mundo: vigilantes e atentos para reconhecer os sinais da presença de Jesus
Cristo; ativos e generosos no serviço aos irmãos e irmãs; sóbrios em relação à
posse e uso de bens e expectantes em relação ao futuro.
Com a
parábola de hoje, Jesus continua sua insistência na preparação e na prontidão
para acolher e promover o Reino de Deus, mesmo quando ele parece demorar. O
caminho do discipulado tem um tempo indeterminado, um fim imprevisível e um
desfecho desconhecido. Supõe ânimo e disposição para perseverar na luta até o
fim.
A parábola
das dez moças apresenta põe diante dos olhos da nossa imaginação dois grupos
contrastantes: o grupo das moças sensatas e prudentes; o grupo das moças
desligadas e insensatas. Estes grupos representam todos/as os/as discípulos/as,
homens e mulheres, de origem judia e de origem pagã. O foco da parábola são as
moças, e não o noivo, que representa Jesus. Estranho é que a noiva não
aparece...
Com o atraso
do noivo para celebrar suas bodas, todas as dez moças dormem. Mas cinco delas,
as moças sensatas, providenciam uma reserva de óleo: elas representam o
discipulado fiel, obediente e perseverante. As outras cinco são insensatas:
ouvem o Evangelho do Reino e não o colocam em prática, não levam a sério ou
rejeitam Jesus Cristo.
Com a
demora ou a aparente insignificância dos sinais do Reino de Deus, o grupo das
moças insensatas perde o foco e se perde no caminho. São como terreno ruim, no
qual o Evangelho não consegue criar raízes nem frutificar. São falsas
discípulas que Jesus não reconhece, enquanto que as sensatas e previdentes são
acolhidas na festa do Reino.
Portanto,
a exortação de Jesus é que estejamos sempre prontos a encontra-lo, reconhece-lo
e acolhê-lo, e vigilantes no sonho do Reino e no serviço solidário aos irmãos e
irmãs. Ele pode tardar, mas está vindo! Que nada nos distraia diante da
absoluta primazia da fraternidade.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“Os limites que uma sociedade sã, madura e soberana deve
impor têm a ver com previsão e
precaução, regulamentações adequadas, vigilância sobre a aplicação das normas,
contraste da corrupção, ações de controle dos efeitos não desejados dos
processos de produção, e oportuna intervenção perante riscos incertos ou
potenciais. Mas a estrutura política e institucional não existe apenas para
evitar malversações, e sim para incentivar as boas práticas, estimular a
criatividade que busca novos caminhos, facilitar as iniciativas pessoais e coletivas”. (Laudato
Si’, § 198)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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