Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 504
Dia 08/09/2021 | Quarta-feira | Nascimento de
Maria
Evangelho segundo Mateus (1,1-23)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Reze, ouvindo ou
cantando: Maria de Nazaré, Maria me cativou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S4ATsZujKEI)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-23
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
Com este texto de Mateus, a Igreja quer
iluminar a festa do nascimento de Maria, ou de “Maria Menina”
·
As genealogias servem para assegurar a
pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir sua legitimidade
·
Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a
tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas
·
Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e
a irrupção do Reino de Deus acaba também que o poder patriarcal
·
Tanto Jesus como Maria têm suas raízes no povo
de Israel, do qual são legítimos herdeiros, e seu horizonte na intervenção
misericordiosa e libertadora de Deus em favor dos oprimidos
·
Os v. 18-23 demonstram como ocorreu a
encarnação do Filho de Deus, sem o recurso ao poder patriarcal
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Retome a genealogia, prestando atenção nas
figuras femininas
·
Perceba a mudança da lógica quando fala da
geração de Jesus em Maria
·
Contemple demoradamente o drama enfrentado por
José diante da inaudita e inexplicável gravidez da sua noiva
·
Qual é a relevância, e o que significa, para
você, lembrar que Maria também nasceu, pertence a um povo e faz parte do grupo
de mulheres olhadas com desprezo pelos homens?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Reze a Ave Maria, recordando as cenas
evangélicas às quais se referem e deixando que cada palavra da oração ressoe
profundamente em você
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a partir
dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante
canção: Maria de Deus, Maria da gente! Maria da simplicidade da flor! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1BR3BBPm_cQ)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 1,1-23
Recordamos o nascimento de Maria para destacar a
longa preparação e o início da realização da promessa de Deus, da nova e eterna
aliança. As Sagradas Escrituras não estão interessadas na origem de Maria, mas
sua história lança raízes na história de um povo marcado pela opressão e, mais
ainda, pela esperança inabalável. Maria é filha do seu povo e, através dela e
do filho, o amor de Deus alcança toda a humanidade, sem nenhuma exclusão. Maria
é a “arca da aliança”, e nela se unem a antiga e a nova aliança.
Os relatos de genealogia, como esse de Jesus, nos
parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do oriente antigo, era
um modo de assegurar a pertença a um povo, de assegurar uma pertença. No caso
de Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (não cita Moisés e os
profetas), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, que ele é um israelita
legítimo, um descendente de Davi.
Normalmente as genealogias apresentam apenas
figuras masculinas, são patriarcais. Mas Mateus incluiu o nome de cinco
mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (protitura
cananéia), Rute (estrangeira, de um povo acusado de ter nascido de um incesto),
a “mulher de Urias” (sem nome, abusada por Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus,
Mateus deslegitima o patriarcado e sublinha a providência misericordiosa de
Deus e a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e
intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de
Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a
ideologia patriarcal e sublinha a independência de Deus.
Maria é incluída no grupo das outras quatro
mulheres (ela é filha da humanidade!), mas, ao mesmo tempo, representa uma
diferença, uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém
na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias,
inclusive o patriarcado. “Maria de Deus, Maria da gente!”
(Itacir Brassiani msf)
“Desejo
chamar a atenção para a familiaridade de
Maria com a Palavra de Deus. Ela Se identifica com a Palavra, e nela entra.
Ela exalta o Senhor com a sua própria Palavra: O Magnificat é inteiramente tecido de fios da Sagrada Escritura,
com fios tirados da Palavra de Deus. Ela
Se sente verdadeiramente em casa na Palavra de Deus, dela sai e a ela volta com
naturalidade”. (Verbum Domini, 28)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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