Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 502
Dia 06/09/2021 | 23ª Semana Comum | Segunda-feira
Evangelho segundo Lucas (6,6-11)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se ouvindo e cantando: “A Palavra está perto de ti, em
tua boca e em teu coração” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas 6,6-11
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
Mesmo sem desprezar a lei e, principalmente,
os profetas, Jesus insiste primazia das necessidades humanas sobre todas as
leis
·
Neste episódio, Jesus questiona os mestres da
lei e os fariseus, assim como sua prática e as tradições que eles defendem
·
Para Jesus, a vida da pessoa humana concreta e
suas necessidades está acima de todas as leis e tradições
·
O horizonte de Jesus não é o legalismo, o
formalismo, o piedosismo, nem o nacionalismo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Retome a cena, inserindo-se nela, e observe
atentamente o que dizem e o que fazem Jesus, os fariseus e o homem doente
·
Você é capaz de perceber como algumas
instituições defendem mais as leis e seus interesses que a dignidade das
pessoas?
·
Você percebe que, colocando o homem
necessitado no centro, Jesus desvela a esterilidade do tradicionalismo, do
legalismo e do patriotismo?
·
Em que medida você e a Igreja ainda defendem,
ao menos na prática, a prioridade das leis e costumes sobre as necessidades das
pessoas?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Peça a Deus pela Igreja: que ela seja livre e
coerente com o Evangelho, mesmo que isso leve a ser criticada e acusada
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Faça um esforço para identificar sinais de
apegos legalistas nas decisões, ações e omissões suas, da sua família e da
Igreja
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”
·
Assuma um compromisso pessoal de conversão
e mudança
·
Medite e reze ouvindo e cantando: “Javé é o Deus dos pobres, do povo sofredor” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sg3TbmR0FRU)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 6,6-11
Semana da pátria, véspera do dia da independência
política do Brasil. Enquanto movimentos suspeitos chamam ao grito contra o STF
e alertam para anacrônicas e delirantes ameaças do comunismo, a Igreja nos
convoca a gritar com os excluídos das benesses do “desenvolvimento”. E a cena
do evangelho de hoje apresenta-nos Jesus desafiando as leis e instituições e
colocando a pessoa e suas necessidades acima de tudo. Bem outra coisa que
proclama nosso presidente e seus asseclas: “A
pátria acima de tudo e Deus acima de todos”.
Jesus está na sinagoga, em dia de sábado: lugar
sagrado, dia sagrado, império absoluto da lei e das tradições. Mas nada disso
consegue reabilitar aquele homem com mão seca. Com essa enfermidade, ele está
impedido de agir, de fazer algo bom. A sinagoga, os fariseus e as tradições o ignoram,
não podem ou não querem tomar conhecimento dele e reabilitá-lo. O legalismo, o
formalismo e o patriotismo são estéreis!
O homem não pede nada, é Jesus que toma a
iniciativa, chama aquele homem vulnerável para o centro e interpela os líderes
religiosos que o espreitam: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal,
salvar uma vida ou deixar que se perca?” Eles sabiam que a lei permitia agir em
caso de necessidade, mas preferiam a indiferença. Para Jesus, a omissão e a
indiferença significa fazer o mal!
A ação de Jesus, assim como sua pergunta, é
claramente provocatória. Curando o homem em dia de sábado, ele desmonta a
sustentação ideológica dos escribas e fariseus, acusa-os de fazer o mal no dia
sagrado e mostra a esterilidade das instituições e causas que eles defendem. O
que está acima de tudo é o cuidado, a defesa e a promoção da vida, e não as
tradições, o cuidado de si ou a pátria.
“A
vida em primeiro lugar!”, e não a economia, o teto fiscal, o equilíbrio das
contas, a louca vontade de um presidente. Ser discípulo de Jesus, reconhecer
Deus acima de todos, significa agir como ele, fazer a sua vontade, ser seu
executivo, ou responsável pelo seu reinado no mundo.
(Itacir Brassiani msf)
“Toda pessoa é destinatária da Palavra,
interpelada e chamada a entrar em um diálogo de amor. Deus nos torna capazes de escutar e responder à Palavra divina. O ser humano é criado na Palavra e vive
nela; e não pode compreender a si mesmo se não se abre a este diálogo”.
(Verbum Domini, 22)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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