domingo, 26 de maio de 2013

Fatos & Personagens: João Calvino

João Calvino

Em 1564 morria, com 54 anos de idade, João Calvino, reformador da Igreja na Suíça. Calvino nasceu em Noyon, região da Picardia (atual França), em 1509. Destinado a uma carreira eclesiástica, foi enviado a Paris, mas preferiu os estudos de direito aos estudos teológicos, concluídos em Orleães.

Aproximando-se das idéias protestantes, Calvino começou a escrever A istituição da religião cristã, que continuará a rever e aperfeiçoar até 1560, tanto a versão latina como a versão francesa. Passando por Genebra, calvino foi convidado por Guilherme Farel a colaborar na organização da Igreja reformada local. Então, dedicou-se de corpo e alma à obra reformadora, oferecendo à Igreja de Genebra uma forma jurídica, litúrgica e espiritual, e redigindo o catecismo. Estava convicto de que somente uma reforma real da vida e dos costumes pudesse ajudar os cidadãos de Genebra a interiorizar o retorno à fé das primeiras comunidades apostólicas que os reformadores propunham.

A teologia de Calvino, inteiramente inspirada na sua pregação e fundada sobre a exegese das Sagradas Escrituras lidas no seu conjunto, se difundiu rapidamente em toda a Europa. De fato, ele conseguiu integrar o princípio fundamental do luteranismo – a justificação mediante a fé – com a valorização do aspecto visível da fé e da comunidade eclesial, com uma renovada atenção à ação interior do Espírito Santo no coração dos fiéis. A tensão sempre viva entre interioridade e exterioridade permitirá à reforma calvinista uma atitude de substancial disponibilidade ao diálogo com as instituições e uma certa adaptabilidade aos diversos contextos culturais nos quais a tradição reformada será acolhida.

“Ninguém possui coisa alguma, em seus próprios recursos, que o faça superior; portanto, quem quer que se ponha num nível mais elevado não passa de imbecil e impertinente. A genuína base da humildade cristã consiste, de um lado, em não ser presunçoso, porque sabemos que nada possuímos de bom em nós mesmos; e, de outro, se Deus implantou algum bem em nós, que o mesmo seja, por esta razão, totalmente debitado à conta da divina Graça. " (João Calvino)


(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 259)

Nenhum comentário: