terça-feira, 14 de maio de 2013

Fatos & Personagens: S. Matias


Os hebreus celebram hoje a festa de Shavuot, que corresponde ao nosso pentecostes e ocorre sete semanas depois da páscoa judaica. É uma festa ligada ao mundo agrícola que coincide com a colheita e, assim, é caracterizada pela alegria. Para os fiéis mais devotos, esta festa era uma boa oportunidade para peregrinar a Jerusalém e agradecer a Deus pelos dons da terra, comendo e bebendo na companhia de pessoas queridas. Mas a festa tem também sua conotação religiosa: na vigília da festa se faz a leitura contínua de boa parte das escrituras, percorrendo e recordando as principais etapas do caminho da salvação.

Para os cristãos católicos, hoje é a festa que recorda o apóstolo São Matias. Doze foram os discípulos chamados a fazer uma experiência especial com Jesus; doze como as tribos de Israel, os filhos de Jacó que se tornou Israel; doze, como a totalidade da humanidade. Mas o número havia mudado por causa da loucura de Judas, discípulo que quis mudar a escolha de Deus. Por isso, os que restaram, decidiram voltar a ser doze, não por eles mesmos, mas conscientes de pertencerem a um projeto maior, ao sonho de Deus, à Igreja ícone da nova humanidade, ao penhor da harmonia original e originante.

Assim, os onze reuniram aqueles que haviam estado com Jesus desde o início, do batismo à cruz. Entre eles estava Matias, o apóstolo-reserva, até aquele momento sentado no banco dos reservas. Um daqueles que, como eles, havia conhecido e seguido Jesus e que havia permanecido fiel mesmo não tendo entrado no número dos eleitos. Não era uma espécie de primeira-dama, mas um verdadeiro discípulo, uma pessoa que sabia ficar na sombra, que não fazia tudo para aparecer, para entrar na lista dos santos apóstolos dignos de altar e de incenso. São Matias, apóstolo-reserva, roga por nós e por todos/as aqueles/as que permanecem por trás das cortinas e, amando o Senhor, servem sua Igreja e constroem o reino de Deus com grande paixão. (Parola & Preghiera, 14.05.2013)

Nenhum comentário: