sábado, 9 de maio de 2015

Dias das mães

Todo dia é dia de todas as mães!

Se sua mãe está por perto, ao alcance de uma visita ou de um telefonema; se sua esposa-mãe está ao seu lado; se sua mãe é, hoje, a lembrança mais bela que se imprimiu em sua memória... Lembre-se de que todo dia é dia das mães...

Segunda-feira é o dia da jovem sorridente que traz em seu ventre um filho cujo rostinho anseia por conhecer... E é também o dia da jovem cuja gravidez não foi desejada, nem planejada, que só consegue pensar no serzinho, abandonado como ela, que está por vir.

Terça-feira é o dia da mãe feliz convencida de que seu filho é o bebê mais inteligente do planeta e, feliz, ajuda-o a dar os primeiros passos e ensina-lhe as primeiras palavras... E é também o dia da mãe cansada que acaba de ser informada de que não pode mais levar seu filho à casa onde trabalha como doméstica porque ele está começando a andar, a falar, a atrapalhar.

Quarta-feira é o dia da mãe que estremece ao ver seu filho escrever, pela primeira vez, o próprio nome e ler os primeiros textos... E é também o dia da mãe que apenas sonha com um filho educado, já que a única escola disponível na região é muito, muito longe do barraco em que vive.

Quinta-feira é o dia da mãe orgulhosa cujo filho passou no vestibular e vislumbra um futuro brilhante... E é também o dia da mãe que chora diante do adolescente no qual depositava tantas esperanças, mas que já vendeu a alma aos que lhe prometeram formas de ganhar dinheiro à margem da lei, pois, num país de corruptos de alto nível, a lei conta pouco.

Sexta-feira é o dia da mãe serena, cujo filho é um profissional de sucesso... E é também o dia em que a mulher, já desesperançada, sonha com um futuro em que poderá visitar seu filho em outro lugar que não seja a prisão.

Sábado é o dia em que a mãe explode de alegria na festa de casamento do seu filho e sonha com netos que a ajudarão a experimentar de novo todas as alegrias da maternidade... E é também o dia em que lágrimas rolam no rosto daquela cujo filho acabou, como se esperava, assassinado num beco.

Domingo é o dia em que, de repente, todas as mães ficam iguais... Porque o Senhor decidiu colocar diante delas a figura de sua própria Mãe que experimentou alegrias e angústias, felicidade e dores, realizações e sacrifícios, para que com Ela pudessem se identificar todas as mães. A todas elas, pois, meu respeito e minha oração.


Maria Elisa Zanelatto

Nenhum comentário: