segunda-feira, 18 de maio de 2015

Que o Espirito Santo nos guie! (2)

Ensina-nos a ler os sinais!


Espírito Santo, Tu que abres os olhos do nosso coração para discernir em todas as coisas sua dimensão interior, ajuda-nos a ‘ver’ a Realidade espiritual escondida nas palavras e nos sinais que Jesus de Nazaré multiplicou pelos caminhos da Palestina.

Espírito Santo, Tu que és a fonte do discernimento, dá-nos o olhar da fé, para que aprendamos a ‘ver’ através dos acontecimentos, pessoais e coletivos, pequenos e grandes, os sinais que Jesus Cristo realiza hoje por nós.

Espírito Santo, Tu que és o dinamismo da história, dá a cada um/a de nós a graça de ‘ver’ através das aspirações, dos sofrimentos e dos engajamentos dos homens e mulheres, dos sacramentos da Igreja, do grito dos profetas e profetizas, da vida dos santos e santas,dos frágeis brotos do amor, da justiça e da paz, os sinais da lenta construção do Reino e a presença dAquele que vem.

Espírito Santo, Tu que és a inteligência e a vigilância do coração, sacode nossa sonolência e nosso torpor e ensina-nos a ‘ver’ no vazio do cotidiano – um doente, uma reunião, uma viagem, o riso de uma criança, um passarinho, uma nuvem, um pôr-de-sol, uma flor, uma palavra, um silêncio, uma oração, uma pessoa que chora, uma carta, uma chamada telefônica, uma refeição em família, uma cruz numa encruzilhada... – os sinais do Reino que vem, passos do Cristo Vivo que nos convida cada dia a crescer amando.


(Michel Hubaut, Prières à l’Esprit Saint, Desclée de Brouwer, 1997, p. 83-84).

Nenhum comentário: