quarta-feira, 20 de maio de 2015

O evangelho de Pentecostes

João 20,19-31: A Missão da comunidade
Olhar de perto as coisas da nossa vida
No texto de hoje, vamos meditar sobre a aparição de Jesus aos discípulos e sobre a missão que eles receberam. Os discípulos estavam reunidos com as portas fechadas porque tinham medo dos judeus. De repente, Jesus se coloca no meio deles e diz: “A paz esteja com vocês!” Ele mostra as mãos e o lado, e diz novamente: “A paz esteja com vocês! Como o Pai me enviou, eu envio vocês!” Em seguida, lhes comunica o Espírito para que possam perdoar e reconciliar, refazer os pedaços da vida e reconstruir as relações quebradas entre as pessoas. Relações quebradas por causa da injustiça e por tantos outros motivos. Jesus insiste na paz e o repete várias vezes! As pessoas que lutam pela paz são declaradas felizes e são chamadas filhos e filhas de Deus (Mt 5,9)!

1.     João 20,19-20: A experiência da ressurreição 
Jesus ressuscitado se faz presente na comunidade. As portas fechadas por causa do medo não podem impedir que ele esteja no meio dos que nele acreditam. Até hoje é assim! Quando estamos reunidos, mesmo com todas as portas fechadas, Jesus está no meio de nós. E até hoje, a primeira palavra de Jesus é e sempre será: “A Paz esteja com vocês!” Ele mostrou os sinais da paixão nas mãos e no lado. O ressuscitado é o crucificado! As marcas da paixão estão hoje no sofrimento do povo, na fome, nas marcas de tortura, de injustiça, no desamor. É nas pessoas que reagem, lutam pela vida e não se deixam abater que Jesus ressuscita e se faz presente no meio de nós.

2.     João 20,21: O envio: “Como o Pai me enviou, eu envio vocês!” 
É deste Jesus que recebemos a missão, a mesma que ele mesmo recebeu do Pai. E ele repete: “A paz esteja com vocês!” Esta dupla repetição acentua a importância da Paz. Construir a paz faz parte da missão. Paz, significa muito mais do que só ausência de guerra. Significa construir uma convivência humana harmoniosa, em que as pessoas possam ser elas mesmas, tendo todos o necessário para viver, convivendo felizes e em paz.

3.     João 20,22: Jesus comunica o dom do Espírito 
Jesus soprou e disse: Recebei o Espírito Santo. É só mesmo com a ajuda do Espírito de Jesus que nós seremos capazes de realizar a missão que ele nos dá.

4.     João 20,23: Jesus comunica o poder de perdoar os pecados 
O ponto central da missão de paz está na reconciliação, na tentativa de superar as barreiras que nos separam: “Aqueles a quem vocês perdoarem os pecados serão perdoados e aqueles a quem retiverdes serão retidos!” Este poder de perdoar é dado à comunidade (Jo 20,23; Mt 18,18). Aqui se percebe a enorme responsabilidade da comunidade. Uma comunidade sem perdão e sem reconciliação já não é comunidade cristã.
Mercedes Lopes, carlos Mesters, Francisco Orofino

http://www.cebi.org.br/noticias.php?secaoId=21&noticiaId=5660

Nenhum comentário: