quinta-feira, 21 de maio de 2015

Semana de Oração pela Unidade Cristã (5)

REFLEXÕES BÍBLICAS E ORAÇÕES (5)


Aúncio: Tu não tens sequer um balde e o poço é profundo... (João 4,11)
Textos: Gn 46,1-7; Salmo 133; At 2,1-11; Jo 4,11 
Comentário
Jesus precisava de ajuda. Depois de uma longa caminhada, vem o cansaço. Exausto, exposto ao calor do meio dia, ele sente fome e sede. (Jo 4,6). Além disso, Jesus é um estrangeiro; é ele que está num território estrangeiro e o poço pertence ao povo da mulher. Jesus tem sede e, como diz a mulher samaritana, não tem balde para recolher a água. Ele precisa de água, ele precisa de ajuda: todos precisam de ajuda!
Muitos cristãos acreditam que somente eles têm todas as respostas e que não precisam da ajuda de ninguém. Perdemos muito quando mantemos essa perspectiva. Nenhum de nós pode chegar às profundezas do poço do divino e ainda assim a fé nos pede que nos aprofundemos no mistério. Não podemos fazer isso isoladamente. Precisamos da ajuda de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Só assim poderemos mergulhar na profundidade do mistério de Deus.
Um ponto comum em nossa  fé, independentemente da Igreja a que pertencemos, é que Deus é um mistério além da nossa compreensão. A busca da unidade cristã nos leva ao reconhecimento de que nenhuma comunidade tem todos os meios de mergulhar nas águas profundas do divino. Precisamos de água, precisamos de ajuda: todos precisam de ajuda! Quanto mais crescermos na unidade, partilharmos nossos baldes e unirmos as partes de nossas cordas, mais profundamente mergulharemos no poço do divino.
A tradição indígena brasileira nos ensina a aprender com a sabedoria dos mais velhos e, ao mesmo tempo, com a curiosidade e a inocência das crianças. Quando estamos prontos para aceitar que realmente precisamos uns dos outros, nos tornamos como crianças, abertos para aprender. E é assim que o Reino de Deus se abre para nós (Mt 18,3). Precisamos fazer como Jesus fez. Precisamos tomar a iniciativa de entrar numa terra estrangeira, onde nos tornamos estrangeiros, e cultivar o desejo de aprender com o que é diferente.
Questões
1.    Você se lembra de situações em que sua Igreja tenha ajudado outra Igreja ou tenha sido ajudada por outra Igreja?
2.    Há reservas por parte da sua Igreja em aceitar ajuda de outra Igreja? Como isso pode ser superado?
Oração

Deus, fonte da água viva, ajuda-nos a entender que, quanto mais unirmos as partes de nossas cordas, mais profundamente nossos baldes chegarão até tuas divinas águas! Desperta-nos para a verdade de que os dons do outro são uma expressão do teu indefinível mistério. E faze-nos sentar juntos à beira do poço para beber da tua água, que nos reúne em unidade e paz. Isso te pedimos em nome de teu Filho Jesus Cristo, que pediu à mulher samaritana que lhe desse água para a sua sede. Amém.

Nenhum comentário: