domingo, 24 de maio de 2015

Semana de Oração pela Unidade Cristã (8)

REFLEXÕES BÍBLICAS E ORAÇÕES (8)


Testemunho: Muitos tinham acreditado por causa da palavra damulher... (João 4,39)
Textos: Ex 3,13-15; Salmo 30; Rm 10,14-17; Jo 4,27-30.39-40 
Comentário
Com o coração transformado, a mulher samaritana parte em missão. Ela anuncia a seu povo que tinha encontrado o Messias. Muitos acreditaram em Jesus “por causa da palavra da mulher” (João 4,39). A força do seu testemunho vem da transformação de sua vida, causada por seu encontro com Jesus. Graças à sua atitude de abertura, ela reconheceu naquele estrangeiro “uma fonte que jorrará para a vida eterna” (João 4,14).
A missão é um elemento chave da fé cristã. Todo cristão é chamado a anunciar o nome do Senhor. O papa Francisco disse aos missionários: “onde quer que vocês possam ir, seria bom pensar que o Espírito de Deus sempre vai à nossa frente”. Missão não é proselitismo. Aqueles que verdadeiramente anunciam Jesus se aproximam dos outros em diálogo amoroso, abertos a uma aprendizagem mútua, e respeitando a diferença. Nossa missão exige de nós que aprendamos a beber da água viva sem nos apossarmos do poço. O poço não nos pertence. Nós ganhamos vida a partir desse poço, o poço de água viva que nos é dado por Cristo.
Nossa missão precisa ser um trabalho tanto de palavra como de testemunho. Buscamos viver o que proclamamos. O falecido arcebispo brasileiro D. Helder Câmara disse certa vez que muitos se tornaram ateus porque ficaram desiludidos com pessoas de fé que não praticam o que pregam. O testemunho da mulher levou sua comunidade a acreditar em Jesus porque seus irmãos e irmãs viram coerência entre as palavras dela e a própria transformação que ela demonstrava.
Se nossa palavra e nosso testemunho são autênticos, o mundo ouvirá e acreditará. “Como creriam nele, sem o terem ouvido?” (Rm 10,14)
Questões
1.    Que relação existe entre unidade e missão?
2.    Você conhece pessoas em sua comunidade cuja história de vida é um testemunho de unidade?
Oração

Deus, fonte de água viva, transforma-nos em testemunhas de unidade tanto através de nossas palavras como de nossas vidas.Ajuda-nos a entender que não somos os donos do poço e dá-nos a sabedoria para acolher a mesma graça uns nos outros. Transforma nossos corações e nossas vidas para que possamos ser verdadeiros portadores da Boa Nova. E leva-nos sempre ao encontro com o outro, como um encontro contigo.  Isso te pedimos em nome de teu Filho Jesus Cristo. na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário: