terça-feira, 30 de junho de 2020

Leitura Orante do Evangelho (01.07.2020)


Dia 01 de julho | Quarta-feira | 13ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Mateus (8,28-34)

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade, inclusive através das redes sociais. Basta combinar com os amigos a mídia, a forma e o horário.

Em tempos de restrições à convivência e movimentação social, imposição que vem se prolongando mais do que esperávamos mas que é necessária, por respeito e cuidado com nosso irmãos e irmãs, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e de impedir que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos e desenvolvidos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Mas os grupos organizados podem também escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, se evite ficar apenas com os textos que agradam mais e se proponha um roteiro.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis – pela pandemia e pela crise generalizada que vivemos em nosso país – produza bons frutos.

(Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

(1)   Coloque-se em atitude de oração
·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem
·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·      Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel! Fiel é aquele que nos chamou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hGBOOoqb3YA)

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus
·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 8,28-34
·      Leia o texto em voz alta (se possível)
·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)
·      Acalmada a tempestade e feita a travessia do lago de Genesaré, Jesus inicia sua missão conflituosa e exigente em território pagão, marcado pela onipresença violenta do império romano
·      Sua presença resgata a autonomia e a liberdade de duas pessoas arruinadas em sua personalidade pelo demônio
·      Tanto a ação de Jesus como a posterior missão dos discípulos/as ameaça interesses e provoca conflitos
·      Feche a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

(3)   Medite a Palavra de Deus
·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
·      A cena é uma espécie de sátira que ridiculariza o império romano e a força do seu exército
·      A voz que fala pela boca das duas pessoas dominadas pelo demônio é a voz do medo e a voz do exército romano
·      Os porcos eram o símbolo da legião romana que atuava na Síria, serviam para ritos sacrificiais pagãos e era fonte de renda para os invasores romanos
·      O povo da aldeia, mesmo conhecendo a dureza da dominação, prefere ficar com seus pequenos benefícios econômicos que acolher a presença libertadora de Jesus
·      Jesus nunca faz acordo com as forças de dominação, e manda os demônios “para o quinto dos infernos”
·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

(4)   Reze com o texto lido e meditado
·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus
·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·      Coloque-se em sintonia com as pessoas apavoradas diante da ameaça do Covid-19 e suas famílias
·      Peça ao Senhor a graça de confiar plenamente nos frutos libertadores da presença de Jesus e seu Evangelho nos dramas pessoais, familiares e da humanidade
·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra
·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·      O que fazer para desmascarar os interesses nefastos dos pregadores que usam da ideia do demônio para manter e ampliar seu domínio sobre as pessoas?
·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

(6)   Retorne à vida cotidiana
·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido
·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.
·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e ajudai-nos!
·      Ouça e cante o refrão: Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

SUBSÍDIO

Depois de atravessar o lago de Genesaré e acalmar a tempestade que rugia no exterior e no interior dos discípulos, Jesus inaugura sua missão em território não judeu, fortemente marcado pela presença do império e do temido exército romano. E o faz curando duas pessoas possuídas por demônios. O destacamento local do exército tinha o porco no seu brasão, e esse é o primeiro “exorcismo” que Jesus realiza em Mateus.

Para os antigos, a manifestação mais forte da possessão era a completa perda da personalidade, a ponto de as pessoas não falarem mais por si mesmas, mas manifestarem a vontade e a palavra da “entidade”. Normalmente, esse era o resultado da forte pressão psíquica sob a qual viviam. Ao mesmo tempo, em Israel tais pessoas eram excluídas e descartadas do convívio familiar e social, e viviam fisicamente e socialmente marginalizados.

A cena, que parece uma clara sátira para desmoralizar a pretensa força econômica, política e militar do império romano, nos apresenta Jesus enfrentando decididamente e vencendo as forças que oprimem o povo. Inicialmente, os dois “possessos” se portam como animais ferozes, se aproximam de Jesus aos gritos e ameaçando-o. Nas palavras e perguntas deles ecoa o medo que os opressores tem de Jesus e sua ação libertadora.

Jesus não responde, e os “demônios” acabam propondo um acordo: deixar os homens e se abrigar nos porcos! Jesus não concede nada, simplesmente manda! Com isso, subverte e vence o poder imperial, e o impacto destrutivo da sua ação abala o povo da aldeia, que sai ao seu encontro barrando sua entrada no povoado. É a mesma resistência que lhe oporá mais tarde a elite religiosa do templo! Vivendo o dinamismo do Reino de Deus, Jesus e seus discípulos ameaçam interesses e provocam conflitos!
(Itacir Brassiani msf)

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