terça-feira, 29 de setembro de 2020

Dia 30 de setembro | Quarta-feira | 26ª Semana Comum

Evangelho segundo Lucas (9,57-62)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: É como a chuva que lava, é como o fogo que abrasa: tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal... (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=rVhD1ndBNbw)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 9,57-62

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)

·      Jesus está caminhando decididamente rumo a Jerusalém, e enfrenta hostilidades de vários grupos, até dos samaritanos

·      Os discípulos/as que o acompanham e decidiram compartilhar o sonho do Reino de Deus vão percebendo na pele as dificuldades

·      Respondendo aos três casos de “discípulos condicionais”, Jesus explicita uma espécie de “estatuto” do/a discípulo/a maduro/a

·      As exigências de Jesus não vem da relação com uma instituição, com uma moral ou com uma religião, mas com ele mesmo e com a novidade do Reino de Deus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Que tipo de vínculos, apegos e medos limitam sua entrega incondicional à vida nova inaugurada por Jesus e o Reino?

·      O que Jesus diria respondendo às suas objeções e justificativas?

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Que iniciativas e passos você poderia dar para se tornar um/a discípulo/a cada vez mais maduro e generoso de Jesus?

·      O que poderíamos fazer para que nossas comunidades não tenham tantos fiéis que se contentam em ser cumpridores de preceitos e não querem romper com valores e velhas práticas que mais escondem que testemunham o Reino de Deus?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor que padece acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

“A Palavra de Deus impele a pessoa a relações animadas pela retidão e pela justiça, confirma o valor precioso aos olhos de Deus de todas as fadigas do homem para tornar o mundo mais justo e mais habitável. A própria Palavra de Deus denuncia, sem ambiguidade, as injustiças e promove a solidariedade e a igualdade” (Bento XVI, Verbum Domini, 100).

 

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

Em pleno caminho rumo a Jerusalém, onde se daria um confronto duro e decisivo com as autoridades religiosas, Jesus e seus discípulos não foram acolhidos pelos cidadãos de um vilarejo da Samaria (cf. 9,51-56). Chateados, os discípulos pensaram em retaliação, mas Jesus simplesmente procura outro povoado. Eles vão percebendo as consequências de seguir alguém como Jesus.

Neste contexto, o evangelista apresenta três situações típicas de pessoas candidatas ao seguimento de Jesus, três experiências de encontro com ele. Um/a discípulo/a deve saber que seguir um mestre significa compartilhar com ele estilo de vida, sonho e destino. E Jesus é figura do profeta incômodo, e vive uma vida de refugiado, itinerante, sem alianças que possam-no proteger.

O primeiro exemplo típico mostra uma pessoa que parece ter tomado a decisão de seguir Jesus sem avaliar e sem pensar muito nas consequências. Jesus lembra que esta disponibilidade supõe plena consciência e compromisso de partilhar o destino de uma pessoa perseguida, sem nenhuma proteção ou promessa de comodidade ou sucesso.

O segundo exemplo apresenta um discípulo que, tendo sido chamado, não percebe a urgência de ruptura e entrega imediata, e quer adiar a resposta para quando tiver cumprido suas obrigações familiares. No terceiro, temos um discípulo que parece ceder à nostalgia, à dúvida e à incerteza. Quem quer ser discípulo/a de Jesus precisa morar o futuro, não o passado; buscar a novidade, não o que sempre foi; olhar para a frente, não para trás.

Nas condições interpostas por Jesus temos o estatuto do/a discípulo/a consciente e maduro/a. Tendo descoberto o tesouro do Reino de Deus, deixa tudo para viver novas relações e anunciar essa boa notícia.

 (Itacir Brassiani msf)

Nenhum comentário: