sábado, 26 de setembro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (27.09.2020)

Dia 27 de setembro | Domingo | 26ª Domingo do Tempo Comum

Evangelho segundo Mateus (21,28-32)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel; fiel é aquele que vos chamou! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=SU8-WSS31HM)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 21,28-32

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)

·      Jesus está em Jerusalém, onde sofre ameaças e represálias por parte das autoridades religiosas e, ao mesmo tempo, enfrenta e desmascara a hipocrisia delas

·      A parábola do evangelho de hoje está neste contexto: há quem aparentemente e publicamente aceita a Lei de Deus, mas este sim não se confirma posteriormente

·      Por outro lado, há pessoas que são acusadas de dizer Não a Deus, mas cumprem sua santa vontade, e estas, consideradas pecadoras pelos primeiros, são agradáveis a Deus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Qual é a atitude que predomina em você: a do primeiro filho, que diz Sim mas o nega com a vida, ou a do outro, que diz Não, mas acaba fazendo o que o pai pede?

·      Qual é o sentido atual, em nosso contexto brasileiro, da afirmação provocativa de Jesus: “Os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”?

·      Como isso tudo ressoa em você e na comunidade cristã, pois obviamente nos consideramos pessoas melhoras que os pecadores em geral e as prostitutas em particular?

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Essa parábola pede alguma mudança na imagem que temos de Jesus Cristo e de Deus?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com: Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

“A Igreja não pode de modo algum limitar-se a uma pastoral de manutenção para aqueles que já conhecem o Evangelho de Cristo. O ardor missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade eclesial. A todos a Igreja se sente devedora de anunciar a Palavra que salva” (Bento XVI, Verbum Domini, 95).

 

REFLEXÃO COMPLEMENTAR

Todo o Antigo Testamento tem como meta o fiel a fazer a vontade de Deus. As leis eram a expressão clara deste desejo. Por isto, as elites religiosas ensinavam que não observar as leis era como como estar longe da vontade de Deus. Quem não estava em dia com as leis, era visto como maldito. Os verdadeiros filhos eram os que cumpriam todas as prescrições. Os pecadores públicos e as prostitutas não eram vistos como filhos de Deus. E, na opinião das elites religiosas, estariam excluídas do Reino de Deus.

justiça do Reinotrazida por Jesus entra em conflito com justiça da religião petrificada das autoridades. Para começo de história, nesta parábola exclusiva de Mateus, os dois são filhos do pai, tanto os “bons observantes da Lei”, como também os pecadores que eram considerados malditos. O mesmo apelo é dirigido a ambos. Tudo depende da resposta dada por cada um.

Ter como herança uma longa história, desde Abrão, Moisés, os profetas, pode ser um solene “Sim” verbal a Deus. No entanto, não aceitar o Filho enviado pelo Pai é dar um “Não” na prática, pois a vontade do Pai se realiza no FilhoNinguém vai ao Pai se não for por Jesus. Ninguém realiza a vontade do Pai só observando a Lei do AT e rejeitando o seu Filho. Ele é a plenitude da revelação. Fechando-se a Jesus, o plano do Pai não se realiza.

Muitos que não estavam em dia com a velha Lei, por opção própria, ou por serem ignorantes ou não terem condições de cumpri-la, ao encontrar Jesus, perceberam nele um apelo do amor de Deus aos pobres, coisa que as elites religiosas, empedernidas nas leis, não perceberam. Por isto mesmo, muitos pecadores impuros, em contato com o Filho, sentindo-se amados por Deusabraçaram a Boa Nova e se comprometeram com ela. No amor de Deus, manifestado em Jesus, encontraram o caminho do Reino.

 (Equipe de biblistas da ESTEF)

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