sábado, 6 de março de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 319

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 319

Dia 07/03/2021 | 3ª Semana da Quaresma | Domingo

Evangelho segundo João (2,13-25)

 

(1)   Coloque-se em atitude de oração

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Recorde o tema e o apelo da Campanha da Fraternidade Ecumênica

·        Prepare-se cantando “Palavra de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se abre para escutar”. (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 2,13-25

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Esta é a primeira ação pública de Jesus narrada por João, pois a intervenção nas bodas de Caná foi num ambiente mais restrito

·      Jesus vai a Jerusalém para participar dos festejos pascais do seu povo, e fica indignado com aquilo que vê no templo

·      Para Jesus, o templo – e nenhum outro lugar, pois tudo é morada de Deus! – pode ser regido pelos interesses que regem o mercado

·      O templo, a Igreja, o país, o planeta, tudo é habitado por Deus e deve ser casa comum, lugar de memória e de irmandade

·      Também o corpo humano é lugar e mediação de encontro e de comunhão, e não podemos dispor dele para qualquer coisa

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente a narração desta intervenção irritada e zelosa de Jesus para resgatar o templo do domínio do dinheiro

·      O que esse gesto de Jesus suscita hoje em você? Que significado ele tem para hoje, tanto para a Igreja como para o nosso país?

·      Em que medida a tentação de mercantilizar e monetizar tudo, inclusive a fé, atinge também as igrejas cristãs?

·      O que a ação de Jesus diz para as pregações que ensinam que a fé em Jesus conduz à prosperidade e ao sucesso individual?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como viver e continuar o zelo de Jesus pelas relações justas e não mercantilizadas na Igreja?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com a canção Solidariedade, que coloca a solidariedade e não o mercado no centro de tudo (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z7ymVz33X3Y)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre João 2,13-25

Jesus entra no templo durante a festa da páscoa, que fazia ferver o comércio mais que a fé. O povo chegava de todos os lados para oferecer os sacrifícios, e para isso, precisava comprar os animais. As autoridades religiosas, usando a fé e o nome de Deus, haviam transformado o templo em lugar e meio de exploração de uns e enriquecimento de outros.

Vendo isso, Jesus fica simplesmente indignado: expulsa os comerciantes, derruba as mesas dos cambistas e pede aos vendedores de pombas que levem suas gaiolas embora. Sua indignação é maior com estes últimos, pois são eles que exploram os mais pobres, que só podiam oferecer pombas.

Ameaçando e expulsando os comerciantes, Jesus denuncia o uso do nome de Deus para fins de exploração e denuncia a elite religiosa que havia se apropriado do templo. Mesmo parecendo um gesto violento, a ação de Jesus é uma reação apaixonada em defesa de Deus e das vítimas de uma violência exercida em nome da religião e do mercado religioso.

Esta é a primeira ação pública de Jesus relatada no evangelho de João. Os dirigentes reagem solicitando as credenciais de Jesus, perguntando com que direito ele faz isso. Eles pouco se importam com a exploração dos pobres. Estão mais interessados nas credencias de Jesus! Querem uma demonstração de que ele é mesmo o Messias esperado.

Com sua desconcertante ação simbólica, Jesus faz bem mais que purificar o templo ou corrigir os desvios morais dos responsáveis por ele. Jesus declara que o templo não é mais caminho e espaço para o encontro com Deus, que os sacrifícios e ritos são por si mesmos inúteis.

A partir de Jesus, Deus se deixa encontrar na humanidade das pessoas que amam e lutam para superar a divisão, e na comunidade fraterna e servidora. O templo permanece unicamente como espaço de encontro, de memória de cultivo da esperança. A verdadeira sacralidade deixa o templo e se hospeda nos corpos dos filhos e filhas de Deus e nas ações concretas do corpo de Cristo, que é a comunidade eclesial.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento da Fraternidade 2021

“Mesmo com tudo isso (260 mil vítimas da pandemia e aumento do feminicídio), parte da sociedade brasileira seguiu manifestando seu racismo, seu ódio aos pobres e seu egoísmo. O Estado seguiu sendo capturado pelo mercado. Os bancos foram os grandes receptores da ajuda do Estado, enquanto à população em vulnerabilidade econômica restou a Renda Básica Emergencial, graças à mobilização da sociedade civil organizada”. (Texto-Base, § 35)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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