quarta-feira, 9 de junho de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 414

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 414

Dia 10/06/2021 | 10ª Semana Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (5,20-26)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando o mantra: A Palavra de Deus é sustento...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uG_ss2TxPU0)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,20-26

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Depois de apresentar o caminho da felicidade duradoura, Jesus pede aos seus seguidores/as uma justiça superior à dos fariseus

·        O primeiro de uma série de exemplos dessa justiça Jesus a dá no trecho de hoje: não matar é apenas o começo, e o mínimo

·        A raiva e o insulto precedem e preparam o homicídio, pois não considera a dignidade e a honra do outro, do diferente

·        Na comunidade e na sociedade, a fraternidade e a reconciliação são mais importantes que as doutrinas, ritos e devoções

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Leia atentamente, palavra por palavra, este ensino de Jesus sobre as relações respeitosas e fraternas, e a reconciliação

·        Que impacto tem sobre você e seu pensamento este ensino de Jesus: não é suficiente não matar, é preciso evitar a raiva e o insulto?

·        Quais são as consequências do conselho de interromper o culto e as ofertas para primeiro se reconciliar com quem prejudicamos?

·        Como você, sua família e sua comunidade podem exercitar este precioso ensinamento de Jesus?

·        Com quem você precisa se reconciliar hoje, por que você ofendeu ou porque sentiu-se ofendido/a?

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·     Fale a Jesus com sinceridade sobre as raivas e ressentimentos que subsistem no seu interior e impedem uma justiça mais plena

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Que precauções precisamos tomar como Igreja para não voltar a supervalorizar os cultos e ritos em detrimento das relações fraternas?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite e reze com o cântico “Ilumina, ilumina cada passo das nossas famílias” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=a4KoLMSobVo)

·     Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 5,20-26

Depois de propor o caminho da felicidade plena e duradoura, Jesus sublinha que este caminho requer a vivência de uma justiça maior que a justiça dos escribas e fariseus. E dá uma série de exemplos, dos quais o texto de hoje nos apresenta o primeiro. Jesus parte das Escrituras Sagradas, mas não se detém na simples afirmação da lei. Para ele, a Escritura tem por fim assegurar a proteção social dos vulneráveis e a harmonia no interior da comunidade.

Nesta perspectiva, Jesus reinterpreta o 5º mandamento e Moisés, ciente de que o homicídio começa bem antes do ato concreto, e tem suas raízes na falta de respeito à dignidade de quem é diferente de nós, configurada na raiva e no insulto. Não matar não é o máximo, mas o mínimo da justiça. A fraternidade sem fronteiras e a reconciliação sempre renovada são exigências incontornáveis do Evangelho do Reino, e os/as discípulos/as não podem ignorar isso.

A justiça maior que a ostentada pelos fariseus se expressa na vivência da fraternidade e da reconciliação, ou seja: agindo de tal forma que o diferente viva dignamente. Isso é tão importante e decisivo que Jesus ensina que a nossa comunhão com Deus depende da reconciliação com as pessoas e grupos que divergem de nós, e até dos que nos perseguem. A atitude de pacificação e reconciliação é mais importante que a ortodoxia doutrinal e o culto divino!

É claro que Jesus não recomenda fazer um momento de parada durante a celebração ou a apresentação das oferendas. Ele usa uma imagem para reforçar a absoluta importância de cultivar, manter e reatar os vínculos que, tanto do ponto de vista humano como religioso, nos unem ao próximo. E não se trata apenas de constatar que ofendemos alguém e isso nos pesa na consciência, mas de verificar se nós mesmos agimos mal e provocamos dano e ressentimento nos outros.

O próximo, sendo diferente, e até mesmo divergente de nós, é um dom, um presente. Relacionar-se fraternalmente com ele jamais será um peso, mas deve ser sempre uma grande alegria.

  (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

Perdoar não é renunciar aos próprios direitos perante um poderoso corrupto, um criminoso ou alguém que degrada a nossa dignidade. Amar um opressor não significa consentir que continue a ser tal, nem levá-lo a pensar que é aceitável o que faz, mas fazer que deixe de oprimir, tirar-lhe o poder que não sabe usar e que o desfigura como ser humano. Perdoar não significa permitir que continuem a espezinhar a própria dignidade e a do outro, ou deixar que um criminoso continue a fazer mal". (Fratelli Tutti, § 241)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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