quinta-feira, 24 de junho de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 429

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 429

Dia 25/06/2021 | 12ª Semana Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Mateus (8,1-4)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus]

·        Prepare-se cantando o mantra: Deus vem falar ao coração...” (https://www.youtube.com/watch?v=jL3zIc7hSLc)

              

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 8,1-4

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Jesus havia ensinado aos discípulos o caminho da felicidade, e como viver uma justiça maior que a justiça dos fariseus e doutores da lei

·      Terminada a lição verbal, ele desce da montanha e continua a formação dos discípulos, mas agora mediante a ação e o testemunho

·      Eis que lhe vem ao encontro um leproso, marcado pela segregação mais que pela doença de pele, e pede um gesto de misericórdia

·      Para Jesus, a lei de Moisés, que excluía da convivência social os doentes de lepra, não corresponde à vontade de Deus, que os quer livres

·      Por isso, purificando-o (e não apenas curando-o), Jesus dá ao leproso o passaporte que lhe permite circular livremente em todos os espaços

·      Este é o primeiro sinal de cura e libertação (milagre) que Jesus realiza em Mateus, e é o paradigma de todos os demais que virão

·      O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Participe desta cena e interaja com os personagens, descendo com Jesus da montanha, misturando-se à multidão, observando o leproso

·      Quem são hoje as pessoas e grupos sociais cuja presença e circulação na sociedade não é bem vista, ou é até proibida?

·      Quais são os critérios que a sociedade elitista e consumista estabelece para excluir uma pessoa dos seus círculos?

·      Há algo em você ou em sua família ou seu grupo que você vê como impureza, que lhe tira a dignidade e a alegria de viver e conviver?

·      Se puder, e achar conveniente, leia as “pistas” sobre o texto, a seguir

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Peça a Jesus, com as palavras do leproso: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me/nos purificar!”

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Tu és minha vida, outro Deus não há...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hoWoz1fT9A0&t=5s)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Pistas sobre Mateus 8,1-4

A primeira etapa da formação dos discípulos e discípulas, feita na montanha e concluída com o chamado a construir a casa sobre a rocha (ouvindo e praticando a Boa Notícia de Deus), Jesus desce da montanha e continua o processo formativo, agora na ação, mediante o testemunho.

Jesus havia afirmado que são felizes, entre outras, as pessoas que choram compartilhando a dor dos outros, e as misericordiosas. Uma multidão de gente marcada pela dor e pela esperança o seguia, porque só podiam contar com ele. Um leproso, que não poderia estar com a multidão, se aproxima de Jesus, transgredindo os preceitos, que o obrigavam a tomar distância e anunciar sua maldição.

O leproso se aproxima e, demonstrando sua reverência e dependência, se ajoelha diante de Jesus e lhe faz um pedido: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Como a lepra, sendo uma doença de pele, era vista como impureza que excluía a pessoa da convivência social, o leproso não pede para ser curado, mas para ser purificado.

Jesus realiza o querer e o agir de Deus, por isso afirma que ele quer sim purificar/curar aquele excluído, quer que ele fique totalmente limpo, e possa frequentar todos os espaços sociais e religiosos antes absolutamente interditados a ele. Purificado, o leproso é reinserido na sociedade, e tem o direito de ser tratado como ser humano.

Inicialmente pode parecer estranho que, fazendo algo que ele não poderia fazer segundo a lei judaica – somente Deus poderia curar – e denunciando a incapacidade do templo de fazê-lo em nome de Deus, Jesus tenha enviado o homem purificado justamente ao templo. Ao que parece, Jesus ordena isso por dois motivos: mostrando-se aos sacerdotes e apresentando sua oferta, o homem adquire o passaporte que lhe permite frequentar a sociedade; ao mesmo tempo, demonstra “ao vivo e a cores” a incompetência deles.

  (Itacir Brassiani)

Ensinamento do Papa Francisco

“O amor coloca-nos em tensão para a comunhão universal. Ninguém amadurece nem alcança a sua plenitude, isolando-se. Pela sua própria dinâmica, o amor exige uma progressiva abertura, maior capacidade de acolher os outros, numa aventura sem fim, que faz convergir todas as periferias rumo a um sentido pleno de mútua pertença. Disse-nos Jesus: “Vós sois todos irmãos”. (Fratelli Tutti, § 95)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: