domingo, 27 de junho de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 432

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 432

Dia 28/06/2021 | 13ª Semana Comum | Segunda

Evangelho segundo Mateus (8,18-22)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração” (https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)

              

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 8,18-22

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Jesus forma seus discípulos em casa, nas sinagogas, no meio do povo, nas travessias, e em tudo o que faz

·      Ele responde às mais profundas buscas que se aninham em nosso ser, mas não faz média com interesses mesquinhos e costumes cristalizados

·      Por isso, as advertências e “puxões de orelha” fazem parte da nossa formação dos/as discípulos/as nos caminhos do Reino

·      Nada pode ser anteposto ao imperativo de buscar o Reino de Deus e a sua justiça, e nada deve se interpor entre o hoje e o futuro

·      O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Preste atenção nas atitudes e nos pedidos do escriba e do discípulo: O que há de semelhante? O que há de diferente?

·      Jesus propõe uma vida quase nômade, itinerante, sem estabilidade, e uma urgência que não admite postergar as decisões importantes

·      Cada um deles tem dificuldade de romper com algo: e você, o que impede ou retarda sua dedicação à construção do outro mundo possível?

·      De que você ainda precisa se desapegar para ser livre e generoso no seguimento de Jesus?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Apresente a ele os nomes e rostos dos irmãos e irmãs, pais e mães, que você recebeu seguindo os passos dele

·    Fale a Jesus sobre aquilo que ainda lhe custa deixar, mudar, passar adiante, colocar a serviço de um novo mundo possível

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Quais são as barreiras ou fardos que ainda impedem que sejamos comunidade de discípulos/as missionários/as?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “O Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisando delas...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z8RU8BQRcMQ)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Pistas sobre Mateus 8,18-22

Depois de apresentar três relatos das curas realizadas por Jesus – sinais da chegada do Reino de Deus como vida abundante para todos/as – Mateus nos apresenta três cenas focalizadas em atitudes questionadoras de Jesus, duas das quais meditaremos hoje. São uma espécie de advertência ou correção de Jesus dirigidas a quem deseja ser seu discípulo/a sem assumir as exigências que isso comporta.

Jesus está iniciando a passagem do espaço territorial dos judeus ao terreno dos pagãos, marcado por uma presença mais ostensiva dos invasores romanos, e um escriba ou mestre da lei se apresenta como candidato ao discipulado, mesmo sem ter sido chamado. Ele vê em Jesus um mestre ou guru importante, mas apenas um entre tantos. Não passa pela sua cabeça que Jesus proponha uma ruptura radical com a estabilidade e a instituição, e nem leva em conta que é sempre o mestre quem escolhe seus discípulos/as.

Jesus responde sublinhando o contraste entre a estabilidade dos mestres da lei e a mobilidade e a itinerância da comunidade que se reúne ao seu redor. Jesus é um pregador itinerante, avesso à instalação e à estabilidade, próprias de instituições fechadas. A comunidade de discípulos/as de Jesus vai contra a corrente, é um caminho que exige ousadia e firmeza, uma comunidade que se situa no limiar entre o mundo desigual em que vivemos e o outro mundo possível.

Em seguida, um daqueles que já seguiam Jesus se mostra disposto a continuar o caminho e “passar para a outra margem”, mas pede um tempo, uma licença para cuidar do pai até que ele morra, pois ele é arrimo de família. Aparentemente, seu pedido não é descabido, mas Jesus sublinha que o discipulado não admite parênteses, está acima da piedade e compromissos com a família de sangue.

Jesus e o Reino de Deus devem ser a prioridade absoluta, e nada pode se antepor à dedicação plena e imediata a ele, pois os novos céus e a nova terra urgem, a humanidade clama por ele, o mundo fraterno e justo não pode esperar.

  (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

A política mundial não pode deixar de colocar entre seus objetivos principais e irrenunciáveis o de eliminar efetivamente a fome. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável. Enquanto nos enredamos em discussões semânticas ou ideológicas, deixamos que irmãos e irmãs morram de fome ou de sede, sem um teto ou sem acesso a serviços de saúde. Juntamente com estas necessidades elementares por satisfazer, outra vergonha que não podemos tolerar é o tráfico de pessoas. Trata-se daquele mínimo que não se pode adiar mais. (Fratelli Tutti, § 189)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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