domingo, 13 de junho de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 418

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 418

Dia 14/06/2021 | 11ª Semana Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (5,38-42)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o mantra: Aleluia, Cristo nos liberta...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=szPkZyR1ybw)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 5,38-42

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Este texto está situado no conjunto de exemplos de releitura e consumação da Lei e dos costumes que Jesus dá aos discípulos/as

·      Espera-se que os discípulos/as de Jesus sejam capazes de não reagir na mesma moeda, de romper com o ciclo de violência

·      Aqueles/as que seguem Jesus precisam superar a lei da retribuição em igual medida pela gratuidade, por um estilo de vida alternativo

·      O princípio que diz “bateu, levou” não tem nada a ver com o seguimento de Jesus e com o seu Evangelho, é justiça pequena e medíocre

·      O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Deixe ressoar em você este ensino inovador de Jesus, que ele viveu em primeira pessoa: não pagar com a mesma moeda, não ser uma pessoa reativa, mas inovadora, revolucionária

·      Recorde cenas e acontecimentos da vida de Jesus que demonstram que ele viveu isso que ensina aos seus discípulos

·      O que significa hoje oferecer a outra face, dar o manto a quem quer se apropriar da túnica, andar o dobro daquilo que nos impõem?

·      Como poderíamos praticar o princípio ensinado por Jesus nas relações violentas que infestam hoje as redes sociais, especialmente quando o assunto é política nacional?

·      Se puder, e achar conveniente, leia as “pistas” sobre o texto, a seguir

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Peça a Jesus a serenidade e a mansidão para não revidar com a mesma prática o desprezo ou a violência que você venha a sofrer

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Que passos poderíamos dar para reeducar os cristãos de nossas comunidades numa prática alternativa à que predomina na sociedade?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Eu creio na semente” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZPG8EX4lt50)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Pistas sobre Mateus 5,38-42

No sermão da montanha, que é um curso de iniciação dos/as discípulos/as ao Evangelho do Reino de Deus, Jesus se apresenta como o intérprete e consumador da lei e dos costumes do judaísmo. Hoje nos deteremos no quinto exemplo de releitura da Lei que, como Mestre que ensina com autoridade e ousadia, Jesus desenvolve nós.

A vingança, que nasce no ventre do medo, parece fazer parte da condição humana e da história das sociedades. O judaísmo quis limitar este princípio ao “olho por olho e dente por dente”. “Bateu, levou!”, dizemos hoje. E isso já representou um avanço diante da violência ilimitada que a vingança atraía. Mas Jesus pede aos seus discípulos muito mais que isso. Ele pede para quebrar o círculo da violência, passar da simples reação à iniciativa e à gratuidade. “Não enfrenteis quem é malvado (com a mesma prática)!”

Jesus dá alguns exemplos de como fazer isso na prática. Num contexto em que o tapa no rosto era um insulto e uma violência física de uma pessoa superior sobre outra considerada e tratada como inferior, oferecer a outra face a quem bate é expressão de dignidade e superioridade, de capacidade de iniciativa, de não-violência ativa. Isso jamais pode ser visto como sinal de fraqueza e submissão.

Num ambiente no qual era comum um proprietário rico penhorar judicialmente a túnica de um pobre endividado, entregar também o manto, ou seja, todas as vestes, era uma forma de expor a humanidade nua que nos iguala, um jeito eloquente de protestar e de desmascarar a violência dos prepotentes.

Num contexto em que os soldados romanos, que garantiam a ocupação colonialista, obrigavam o povo nativo a caminhar com eles e carregar as armas que serviam para intimidá-los, caminhar o dobro do que lhes era imposto significava não entrar no jogo dos opressores, tomar a iniciativa e mostrar-se mais digno que eles. Não há qualquer sombra de dúvidas! O ensinamento de Jesus não tem nada de submissão, e tudo de alternativo, de maturidade humana, de uma nova ética.

  (Itacir Brassiani)

Ensinamento do Papa Francisco

O mercado, por si só, não resolve tudo, embora às vezes nos queiram fazer crer neste dogma de fé neoliberal. Sem formas internas de solidariedade e de confiança mútua, o mercado não pode cumprir plenamente a própria função econômica. A fragilidade dos sistemas mundiais perante a pandemia evidenciou que nem tudo se resolve com a liberdade de mercado, e que devemos voltar a pôr a dignidade humana no centro, e sobre este pilar devem ser construídas as estruturas sociais alternativas de que precisamos". (Fratelli Tutti, § 168)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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