quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 835

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 835

Dia 05/08/2022 | XVIII Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Mateus (16,24-28)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se cantando: A Palavra de Deus, ouvida, é a verdade que nos liberta; que nos chama à nova vida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mb6XIsXI2Bk)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Mateus 16,24-28

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     O ensino de Jesus hoje está situado antes da cena da transfiguração e depois da profissão de fé dos discípulos e da dificuldade de aceitar o caminho do esvaziamento e da cruz

·     É essa dificuldade com a imagem de messias que justifica essa catequese incisiva de Jesus, e a própria transfiguração

·     Jesus impõe dois pré-requisitos a quem quiser ser seu discípulo/a: negar a si mesmo/a e tomar sua a própria cruz, como ele o fez

·     A lógica do Reino de Deus inverte a forma de ganhar a vida: é dando-a inteiramente, e até perdendo-a que honramos e alcançamos a vida verdadeira

·     O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Retome e repita pausadamente cada expressão e cada afirmação de Jesus aos seus seguidores

·     Compare cada uma dessas afirmações com o seu evangelho e a sua vida como um todo e entenda o sentido

·     O que significa hoje, na situação sanitária e social do Brasil e do mundo, perder ou ganhar a vida no sentido evangélico?

·     Você conhece pessoas que ganharam “um mundo de vantagens” mas perderam o sentido e o gosto da vida? 

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Reze e agradeça pelas pessoas que fazem escolhas coerentes com o evangelho e, pagam um alto preço por isso

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Renove sua disposição de seguir os passos de Jesus, buscando acima de tudo o Reino de Deus e a sua Justiça

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite cantando “Deus seja louvado no pão partilhado” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_qIZK85mrGQ)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 16,24-28

O texto do evangelho de hoje vem depois da profissão de fé e dos discípulos em Jesus como “o Messias, o Filho do Deus Vivo”. Vem também depois da cena em que os discípulos revelam dificuldade de aceitar o caminho do esvaziamento e da cruz (cf. Mt 16,21-28), e imediatamente antes da cena da Transfiguração (Mt 17,1-13). É essa dificuldade dos discípulos com a imagem de messias que justifica essa catequese incisiva e delimitadora de Jesus, e a própria transfiguração que a segue.

Jesus estabelece dois pré-requisitos para quem quiser ser discípulo/a dele: negar a si mesmo, que significa desistir de práticas que impedem o advento do Reino de Deus, ou seja: abrir mão de projetos pessoais e egoístas, entregar-se inteiramente à vontade do Pai; tomar a própria cruz e seguir Jesus, ou seja: assumir um estilo de vida que pode provocar humilhação, que comporta marginalização, dor e morte. Em outras palavras: seguir o caminho de vida percorrido por Jesus, sem buscar atalhos facilitadores.

Esta disposição de perder a vida por Jesus e pelo Reino de Deus e entrar na vida verdadeira é uma convocação a se identificar com o destino dos insignificantes e aceitar o risco de ser tratado/a como criminoso/a pelas elites, aceitando o martírio por resistir ao status quo. E isso significa, por outro lado, não dar a vida pelo império romano, ou “morrer pela pátria e viver sem razões”.

Jesus assegura que a vinda e a consolidação do Reino de Deus é coisa certa como o sol que nasce todo dia. Mas “ganhar o mundo inteiro” será, para os discípulo/as, sempre uma tentação (cf. Mt 4,8), e querer salvar a própria vida equivale a escolher o caminho mais seguro, o interesse próprio, o silêncio e a submissão por medo da perseguição. E perder a vida para ganhá-la, como Jesus, equivale a não se submeter nem ceder ao medo.

A glória que envolverá Jesus na sua volta é a glória da cruz, do amor vivido de forma incondicional. E é isso que continuamos vendo, também nós: homens e mulheres “que se amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê, Senhor, estou aqui!”

 (Itacir Brassiani msf)

O valor da formação litúrgica

Um plano litúrgico-sapiencial de estudos na formação teológica dos seminários certamente teria efeitos positivos na ação pastoral. Não há aspecto da vida eclesial que não encontre seu ápice e sua fonte na Liturgia. Mais do que o resultado de programas elaborados, uma pastoral abrangente, orgânica e integrada é consequência de colocar a Eucaristia dominical, fundamento da comunhão, no centro da vida da comunidade(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 37).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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