sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 836

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 836

Dia 06/08/2022 | Sábado | Transfiguração do Senhor

Evangelho segundo Lucas (9,28-36)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A Palavra de Deus, ouvida, é a verdade que nos liberta; que nos chama à nova vida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mb6XIsXI2Bk)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 9,28-36

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus anunciara aos discípulos o destino que o esperava, e pedira que eles se dispusessem a seguir na mesma direção

·    Os discípulos, com Pedro, Tiago e João à frente, resistiam ferrenhamente a seguir um Messias tão humano e sem poder

·    Por isso, Jesus os leva à montanha, onde eles ouvem a voz forte e límpida do Pai, pedindo que levem a sério o que Jesus lhes diz

·    O foco desta cena não é a simples antecipação visual da glória de Jesus, mas a confirmação da autenticidade da sua vida e ensino

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Leia atentamente, palavra por palavra, e visualize demoradamente a cena e os personagens

·    Procure identificar o núcleo essencial da cena, e o conflito ou a tensão que ela pretende resolver

·    Como tem sido seu caminho diário de meditação do Evangelho, especialmente nesta primeira semana do mês vocacional?

·    Quais são as suas resistências a Jesus Cristo e à sua mensagem? Onde se localizam as tensões mais significativas?

·    Quais são as tentativas de fuga ou de alienação (construir tendas em lugares agradáveis) que rondam você e sua comunidade?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe tua luz nos passos meus seguindo os teus!

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Que passos pedagógicos poderíamos dar para ajudar nossas comunidades a levar a sério o caminho e o ensino de Jesus?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite cantando “Deus seja louvado no pão partilhado” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_qIZK85mrGQ)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 9,28-36

Depois de ter sido reconhecido formalmente por Pedro como “o Cristo de Deus”, Jesus acrescentara a Pedro: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar...  E se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará” (Lc 9,22-23).

Os discípulos não conseguem aceitar este caminho proposto por Jesus. Sentem-se desconcertados diante de um Messias servidor. Resistem a um caminho que os levará a ser companheiros dele no anúncio do Reino e na perseguição. Não passa pela cabeça deles carregar a cruz da rejeição e da criminalização, imposta a quem ousa se rebelar contra os poderes do Império.

É neste contexto que Jesus sente necessidade de retirar-se para discernir o caminho que deve seguir. Chama e leva consigo Pedro, Tiago e João, os mais resistentes ao caminho que propunha e os mais aferrados às ambições de poder. O medo e a resistência dos discípulos se mostra simbolicamente no sono, como aconteceria de novo mais tarde, no Jardim das Oliveiras (cf. Lc 22,45).

O sono assinala o desejo de fugir, de voltar atrás, de não escutar nada senão as próprias ideias e ambições. O trio não se interessa pelo tema da conversa de Jesus com Moisés e Elias, e são despertados apenas pelo brilho de Jesus e seus convidados. Glória e poder sim no horizonte do interesse deles, tanto que desejam reter o tempo, separar os espaços e eternizar esta agradável visão.

Mas a glória e o esplendor do poder não são expressões inequívocas de Deus e da sua vontade. É a sombra tenebrosa de uma nuvem – imagem daquela nuvem que acompanhara o povo na caminhada através do deserto e envolvera a montanha na celebração da Aliança – que desfaz o entusiasmo dos discípulos e os conduz à verdade à qual resistem: “Este é o meu filho, o eleito. Escutai-o!” É a profecia e o serviço que manifestam o esplendor de Deus. Eis que ele nos fala com sabedoria e nos ensina novas e oportunas lições.

 (Itacir Brassiani msf)

O valor da formação litúrgica

Tanto para os ministros como para todos os batizados, a formação litúrgica não é algo que se possa adquirir de uma vez por todas. Uma vez que o dom do mistério celebrado ultrapassa a nossa capacidade de o conhecer, este esforço deve certamente acompanhar a formação permanente de todos, com a humildade dos pequeninos, a atitude que se abre ao espanto(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 38).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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