segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 839

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 839

Dia 09/08/2022 | XIX Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Mateus (18,1-14)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo e rezando: Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 18,1-14

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus aproveita a pergunta dos discípulos e faz uma catequese na qual sublinha a inversão de valores inaugurada pelo Reino de Deus

·    A condição social da comunidade dos discípulos/as é semelhante à das crianças: fragilidade, insignificância, marginalidade

·    Ele confia às pessoas que exercem autoridade na Igreja a missão de cuidar, em nome do Pai, dos/as discípulos/as, que devem caminhar contra a corrente e são colocados à margem

·    Seus discípulos/as devem confiar plenamente na acolhida e na hospitalidade daqueles a quem são enviados/as

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Exercite sua imaginação e procure participar da cena com todos os seus sentidos, para acolher o sentido integral do texto

·    Você percebe as ambições e expectativas de reconhecimento e precedência que às vezes se insinuam nos seus trabalhos?

·    Como você se sente em relação à condição liminar (margem, insignificância, despojamento) dos discípulos de Jesus?

·    Você tem conseguido se exercitar na confiança no cuidado do Pai e na hospitalidade na sua prática comunitária e pastoral?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Agradeça ao Senhor o cuidado que ele não tem deixado faltar em relação a você, especialmente nos momentos difíceis

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como nossa Igreja poderia converter-se em Igreja pobre e dos pobres, como sonha e pede o Papa Francisco?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com a canção: Quem nos separará, quem vai nos separar do amor de Cristo? Quem nos separará? (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 18,1-14

Nos capítulos 18 a 20 do seu evangelho, Mateus nos oferece diversas catequeses formativas dedicadas por Jesus aos seus discípulos, a caminho para Jerusalém. Trata-se de orientações fundamentais para que a comunidade cristã viva um estilo de vida alternativo e profético, testemunhando assim a força transformadora do Evangelho na vida pessoal e nas relações comunitárias, sociais e políticas.

A tentação do elitismo e do autoritarismo rondam a comunidade dos discípulos/as de Jesus desde sempre. A pergunta sobre quem é o maior no Reino de Deus o demonstra, e a resposta de Jesus quer cortá-la pela raiz. Para ilustrar a virada radical que a chegada do Reino provoca no coração das pessoas, na escala de valores e no coração do mundo, Jesus toma a figura da criança como símbolo.

Aqui, a criança, tomada como símbolo e exemplo, não aponta para a inocência, tão ao gosto da modernidade burguesa, mas para sua condição social de fragilidade, insignificância e marginalidade. Para Jesus, as crianças são o retrato perfeito da comunidade cristã, que nasceu para viver nas margens e ensaiar uma vida alternativa ao judaísmo e ao império romano, assumindo sua minoridade.

Esse estilo de vida é contracorrente, precisa ser aprendido e exercitado tenazmente, pois é exigente. Como as crianças, os discípulos/as de Jesus são preciosos aos seus olhos, são importantes por serem pequenos, são tiradas dos últimos lugares e recebem os primeiros. E as autoridades cristãs tem o dever de protege-los. Elas podem se perder, ou seja, tornarem-se mais frágeis e vulneráveis ainda.

O Pai do céu não quer que nenhum deles se perca, e a comunidade deve assumir esse cuidado em nome de Deus. Por sua vez, os/as discípulos/as devem confiar totalmente na acolhida que o Pai suscita nas pessoas e povos aos quais forem enviados/as. Não somos grandes ou importantes pela origem, pela riqueza, pela educação, pela profissão, pela função social ou pelo poder que exercemos, mas pelo batismo e porque somos filhos/as amados/as do Pai e portadores/as do tesouro do Reino.

 (Itacir Brassiani msf)

O valor da formação litúrgica

A liturgia dá glória a Deus porque nos permite “ver” Deus na celebração, e, ao “vê-lo”, recebe vida da sua Páscoa. Nós, que estávamos mortos e fomos vivificados novamente com Cristo, somos a glória de Deus. Pela graça fomos salvos! Irineu nos lembra disso: “A glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem consiste em ver Deus”. Se a revelação de Deus através da criação já dá vida a todos os seres vivos da terra, quanto mais a manifestação do Pai pelo Verbo é causa de vida para aqueles que veem a Deus(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 44).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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