quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (161)

161 | Ano A | Dedicação da Basílica de S. João de Latrão | João 2,13-22

09/11/2023

Hoje a Igreja católica soleniza a dedicação da Basílica de São João de Latrão, a “Catedral” de Roma. São João de Latrão é uma das mais antigas basílicas cristãs, construída entre os anos 311 e 314, segundo o modelo dos templos romanos, depois que o cristianismo deixou de ser perseguido e de se reunir nas casas. Com a festa desta dedicação, celebramos o significado cristão dos templos de pedra, da catedral de Roma e de todos os templos.

A passagem evangélica escolhida para iluminar o sentido dessa festa é extraída do evangelho segundo João. Nessa cena, situada no início da sua missão, depois da transformação da água em vinho, Jesus nos é apresentado numa perspectiva profética, como o homem enviado por Deus que veio limpar e substituir o templo de pedra. O corpo humano de Jesus é o verdadeiro templo. Nele, o corpo de todas as pessoas se torna morada de Deus.

Entrando no templo de Jerusalém, Jesus só encontra dissimulação, comércio e exploração dos mais pobres. Ali ninguém está buscando Deus, nem exercendo sua misericórdia para com as pessoas vulneráveis. Então, ele faz um chicote e expulsa todos os mercadores e seus animais, proclamando, com isso, o fim dos sacrifícios. Deus se relaciona com seu povo dando vida, e não exigindo a morte de animais, aves ou pessoas.

A venda de animais e aves para o sacrifício era controlada pela hierarquia sacerdotal. As pombas eram o único sacrifício acessível aos pobres. Por isso, com os vendedores de pombas Jesus é mais duro. Ao povo os sacerdotes oferecem perdão em troca de dinheiro! No templo, o povo é explorado. Em vez de dar vida em abundância, o templo suga a vida dos pobres.

Os sacerdotes não se importam com o comércio e a exploração no templo. Eles se interessam apenas pelo cumprimento da lei, e, mais ainda, questionam credenciais de Jesus para fazer o que ele fez. Mas, segundo o evangelho de João, Deus mora fora do templo. O templo de Deus, o Pai, é o corpo de Jesus. Os seres humanos, o nosso próximo, são o lugar onde podemos encontrar a Deus. É em nome do templo, suas leis e seus interesses que os sacerdotes pedem para matar Jesus, aquele que veio para que todos tenham vida.

 

Meditação:

§  Leia e releia esta cena, tentando visualizar as ações de Jesus e as reações dos comerciantes, sacerdotes e dos fiéis

§  Será que não fizemos pouco caso desse gesto e dessa lição de Jesus, e ainda valorizamos mais os ritos e leis que as pessoas?

§  O que significa hoje tratar os templos como lugares de encontro e oração que não excluem nenhum grupo e nenhum povo?

§  Será que não estamos mais preocupados com os rótulos (é cristão ou não) dos movimentos que com o bem que eles fazem?

Nenhum comentário: