sábado, 18 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (171)

171 | Ano A | 33ª Semana Comum | Domingo | Mateus 25,14-30

19/11/2023

Deus nos confia muito mais que uma doutrina a ser defendida e ensinada, ou que uma simples mensagem a ser transmitida. Ele coloca em nossas mãos a tarefa de dirigir o curso da história e nela realizar seu Projeto de Vida para todos/as, seu sonho e sua vontade. Nem mais, nem menos que isso. Jesus ilustra isso com a parábola dos talentos.

É o próprio Deus que chama seus administradores, entrega a eles seus bens e espera que cada um/a corresponda a esta confiança de acordo com suas próprias possibilidades. Sua confiança é tão absoluta que ele viaja sem nenhuma preocupação. Deus sabe em quem coloca sua confiança, e espera que cada servidor dê o melhor de si.

Mas é importante perguntar: o que ele espera daqueles/as que nele acreditam? Seria a simples multiplicação de horas de adoração, de doutrinas abstratas, de leis pesadas e de morais implacáveis? Eis o que ele pede e espera: “Vão e façam discípulos meus em todos os povos! Assim como o Pai enviou a mim, eu envio vocês!”

Trata-se de anunciar e dinamizar o Reino de Deus acolhendo os pobres, reconciliando os inimigos, consolidando a justiça, amando sem distinção e sem impor condições. E Deus espera que a confiança depositada em nós dê frutos! O que ele nos confia é um fermento, e o fermento cumpre seu destino somente quando se mistura à farinha e a faz a massa crescer. Ele nos confia o dinamismo do seu amor, e o amor morre quando é só um sentimento.

É verdade que o que se espera de nos é uma responsabilidade serena e sóbria, mas isso não significa que podemos ser impunemente passivos ou medrosos. Há aqueles/as que agem de forma errada, e por medo. Um dos administradores diz que age por medo e respeito, mas, na verdade, é guiado pelo medo e pela preguiça! É um servo mau e preguiçoso, que renuncia às exigências da sua missão, que não quer sujar as mãos na vida concreta.

A fé sempre nos leva a enfrentar desafios: a encarnar a esperança no coração do mundo; a amar e servir a todos e sempre, começando pelos últimos da pirâmide social; a pagar o mal com o bem; a encontrar soluções humanas e viáveis para os problemas humanos aparentemente insolúveis.

 

Meditação:

§  Como você, sua família e sua comunidade tem feito com o sonho de Jesus, que é salvar e libertar todas as criaturas?

§  Sua vida e sua missão têm sido guiadas pela fé, pela confiança e pela responsabilidade ou pelo medo e pela ortodoxia?

§  Você percebe na sua comunidade de fé sinais da preocupação de conservar a “pureza” da fé em vez de torná-la libertadora?

Nenhum comentário: