terça-feira, 28 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (181)

181 | Ano A | 34ª Semana Comum | Quarta-feira | Lucas 21,12-19

29/11/2023

É claro que a destruição do templo, anunciada por Jesus no trecho do evangelho que refletimos ontem, não tem nada de punição de Deus contra os judeus. É a miopia política e a cegueira religiosa das lideranças de Israel que levaram a esse desastre. Ao mesmo tempo, do ponto de vista do Evangelho de Deus, essa destruição é um acontecimento positivo, pois põe-se fim a um dos instrumentos que oprimiam o povo.

No episódio de hoje, Jesus fala das dificuldades e tribulações que os discípulos e discípulas enfrentarão no futuro, as mesmas que ele teve que enfrentar. São tribulações que vêm de fora, não exatamente dos pagãos, mas do próprio judaísmo, que eles professaram e ao qual pertenceram honestamente. Mas vêm também de dentro das famílias de origem e das comunidades cristãs. Jesus e o evangelista são tremendamente realistas também nisso.

Parece que Jesus sabe por experiência que, no fim, tudo ficará mais difícil. Mas é exatamente para estas situações que Jesus nos prepara. Ele fala disso desde o início da formação dos discípulos e discípulas. Ele nos promete e nos dará seu Espírito, que é o Espírito do Pai, para que ele sustente no testemunho, e nos ajudará a lidar com a falta de fé das comunidades e com suas divisões.

No texto que estamos refletindo, para falar das perseguições e tensões que enfrentaremos, Jesus recorre a imagens de conflitos étnicos, culturais, políticos, para acontecimentos naturais e até para questões de saúde. Ele fala também de perseguições por parte da própria família, pois o Reino de Deus põe em questão todas as nossas relações. A oposição pode vir dos nossos círculos de relações mais íntimas.

Entretanto, Jesus fala disso para que estejamos prevenidos/as, para que possamos caminhar destemidos/as, com o olhar fixo nele, a testemunha fiel, o profeta perseguido, a pedra descartada que se tornou pedra fundamental. Nossa incolumidade está garantida pelo Pai, que se interessa até pelos cabelos dos seus escolhidos e escolhidas. Precisamos confiar nele, mas sem relaxamento e improviso. Perseverar e ser um sinal de contraste traz seus frutos, e é nossa única possibilidade de salvação.

 

Meditação:

§  Leia atentamente esta cena e as palavras de Jesus, dando atenção às comparações misteriosas, mesmo que assustem

§  Você consegue ver no mundo de hoje sinais de intolerância e perseguição aos cristãos e outras pessoas de boa vontade?

§  Onde você busca conforto quando lhe sobrevém dificuldades e tribulações de qualquer ordem?

§  Como você trata as divisões ideológicas entre você e seus familiares e amigos, entre diferentes correntes políticas?

Nenhum comentário: