quarta-feira, 1 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (154)

154 | Ano A | Dia de Memória dos Fiéis Falecidos | Lucas 12,35-40

02/11/2023

O texto do Evangelho escolhido para iluminar a comemoração dos fiéis defuntos enfatiza a espera vigilante. No contexto literário, Jesus se dirige aos discípulos e discípulas, e sua fala está marcada pela crise da espera e do esmorecimento da confiança que os discípulos enfrentavam com a demora do “retorno” de Jesus e com os sinais aparentemente insignificantes do advento do Reino de Deus. Sabemos que a esperança é essencial para quem segue Jesus. Ninguém pode “baixar a guarda” ou perder o rumo e o gosto de viver, mesmo quando a partida das pessoas queridas deixa um vazio imenso.

Jesus ilustra esta expectativa confiante recorrendo a duas imagens (o cinto amarado na cintura e as lâmpadas acesas durante a noite) e com três parábolas. Para esperar adequadamente o retorno do patrão da festa de casamento, o pessoal da casa deve estar devidamente preparado: acordado, com as lâmpadas da casa acesas e com o cinto apertado; sem nenhum obstáculo que possa dificultar ações rápidas. E isso mesmo se o chefe da casa demorar mais do que fora previsto. Assim, o pessoal da casa pode abrir a porta, sem demora nem obstáculos. Nenhuma coisa ou causa, por mais nobre que seja, pode nos desviar desse foco.

Se Jesus partiu, ele voltará, pois não foi embora. Disso os/as discípulos/as não podemos duvidar, nem esperar “jogando-se nas cordas”. Precisamos ser como o pessoal da casa da parábola. Jesus foi celebrar a aliança, e crer nele significa mover-se numa fé vigilante a ativa no serviço aos irmãos e irmãs, com prioridade a quem mais precisa. É ela que acende luzes na escuridão e aperta nossos cintos para que possamos caminhar com segurança.

Também com nossos entes queridos há um encontro desejado e previsto, mesmo que não saibamos quando, como e onde. Não parece razoável ficar à espera de possíveis sinais e manifestações de “almas” que perambulam por aí. A saudade que acende em nós o ardente desejo desse encontro não pode nos induzir a viver despreocupadamente ou apenas resignados, esperando o tempo passar. Assim, viveremos vigilantes na medida em que damos em tudo o melhor de nós mesmos/as, e não abandonamos o que de melhor nos deixaram as pessoas que partiram.

 

Meditação:

§  Acolha deste texto as luzes e estímulos que você necessita para viver responsavelmente e esperar realisticamente

§  Recorde agradecido/a o nome, o rosto, a história e a melhor herança deixada pelas pessoas queridas que partiram

§  Tendo presente esta herança, o testemunho de tantos cristãos e a Boa Notícia de Jesus, como você honrar a vida e não apenas sobreviver, honrar seus falecidos e não apenas lamentar?

Nenhum comentário: