domingo, 12 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (165)

165 | Ano A | 32ª Semana Comum | Segunda-feira | Lucas 17,1-6

13/11/2023

O texto que nos é proposto hoje é uma continuidade das “conversas à mesa”, nas quais Jesus fala da misericórdia com que Deus trata suas criaturas, da necessidade de fazer bem as contas para segui-lo sem recuos, da atenção solidária dos seus seguidores/as para com os pobres e vulneráveis.

Depois de ter se dirigido enfaticamente aos escribas e fariseus, Jesus se volta aos discípulos e discípulas, e aborda com eles/as a questão das dificuldades internas da comunidade cristã. Jesus não tem uma visão idealizada ou ingênua da comunidade de pessoas que o seguem. Ele faz questão de dizer que os escândalos são inevitáveis, o que não diminui a gravidade da situação.

Literalmente, “escândalo” significa a pedra de tropeço que alguém põe numa trilha para fazer o outro tropeçar. Por isso, em que pese serem normais as divisões e tropeços, quem faz os mais fracos tropeçarem ou desanimarem na fé por sua causa mereceria uma pena muito severa: ser amarrado numa pedra muito maior e ser jogado no mar. O escândalo é coisa grave!

Mas se o tropeço é inevitável, na vida em comunidade o perdão é essencial, indispensável. E merece mais atenção que o escândalo. “Prestai atenção!”, adverte Jesus para sublinhar isso. A comunidade precisa exercitar o ministério do perdão e da reconciliação com quem se arrepende de seus erros, inclusive se a reincidência chegar a sete por dia!

Se isso nos incomoda, incomodou mais ainda os apóstolos, que reagiram dizendo que a fé que eles têm não chega a tanto. A vivência da misericórdia, da solidariedade e da reconciliação só é possível no horizonte da fé, da graça de Deus, da adesão ao Evangelho e da imitação de Jesus Cristo. Nem tudo se resolve no voluntarismo, no “basta querer”.

Mas não precisamos de uma fé heroica, apenas de uma fé normal. Jesus não está aludindo a uma fé miraculosa, pois ele mesmo se recusou a produzir sinais que impressionassem o povo e atraísse admiração. A fé autêntica tem seu dinamismo e sua força, e não é questão de quantidade. A adesão sincera a Jesus e a graça do Evangelho têm força para mudar as relações humanas!

 

Meditação:

§  Leia e releia este episódio, procurando entender as expressões e as ênfases de Jesus nessa catequese dirigida aos discípulos

§  Na sua comunidade e na sua família ocorre o fato de alguns colocarem pedras para que os outros tropecem e entrem em crise?

§  Como entender a dura palavra de Jesus: “melhor seria que lhe amarrassem uma pedra de moinho e o jogassem no mar”?

§  O que o perdão e a reconciliação têm a ver com a fé? E o que significa a comparação que Jesus faz com a remoção da amoreira?

Nenhum comentário: