terça-feira, 14 de novembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (167)

167 | Ano A | 32ª Semana Comum | Quarta-feira | Lucas 17,11-19

15/11/2023

Jesus nos está na última etapa do seu caminho a Jerusalém. Na cena de ontem ele nos ensinava que quem se aventura a seguir seus passos e compartilhar sua vida não pode pensar em créditos ou méritos. Ele se fez homem e servo, e segui-lo significa disposição de servir.

É nesta caminhada de “subida” a Jerusalém que um grupo de dez leprosos se aproxima dele e pede que considere sua miserável situação com compaixão e misericórdia. Jesus não faz nada, dá-lhes uma ordem:  eles devem ir aos sacerdotes, como se estivessem curados. Eles levam a Palavra de Jesus a sério e, no caminho, dão-se conta de que estão purificados.

Os dez leprosos se dirigiram ao templo em atenção à Palavra de Jesus, a quem reconheceram como “mestre”. O relato chama a atenção para um deles que, vendo-se purificado (porque além de doença, se pensava que a lepra os deixava impuros) volta ao encontro de Jesus, joga-se aos pés dele para expressar agradecimento, e louva a Deus.

Todos obedecem à Palavra de Jesus, mas só um reconhece que nele aconteceu a salvação que vem de Deus. E este era um samaritano, estrangeiro, considerado herege e dissidente, discriminado pelos judeus de Jerusalém. É correto deduzir que os outros nove eram judeus. Aqui temos um eco daquilo que Jesus dissera em Nazaré: seu povo achava que tinha prioridade nos benefícios de Deus, mas Deus prioriza os marginalizados (como o são os estrangeiros).

Jesus não faz nenhum gesto de cura, nem sequer chama a atenção para si mesmo como curador, mas elogia aquele samaritano, porque demonstrou ter fé. Na verdade, a fé antecede a cura, mas se expressa posteriormente, como gratidão e louvor a Deus. A fé é demonstrada na escuta e obediência à Palavra, na caminhada ao templo e no agradecimento. Jesus não costuma pedir agradecimento e reconhecimento das pessoas que são beneficiadas por sua ação, mas ele sabe que o louvor expressa a ruptura com o fechamento, com o egoísmo, com a arrogância. 

 

Meditação:

§  Leia e releia esta passagem, acompanhando os personagens, observando os gestos e palavras de cada um

§  Você seria capaz de acatar a Palavra de Jesus mesmo sem ele ter atendido seu pedido?

§  Você costuma reconhecer e agradecer a ação de Deus e do próximo em sua vida, ou presume que tudo é mérito seu?

§  Qual é a forma mais frequente da sua oração: o pedido e a intercessão ou o agradecimento e o louvor?

Nenhum comentário: