O corpo de
Cristo é o templo no qual temos acesso a Deus | 526 |09. 11.2024 | João 2,13-22
Hoje a Igreja celebra a dedicação da Basílica de
São João de Latrão, a “Catedral” de Roma. É uma das mais antigas basílicas
cristãs, construída entre os anos 311 e 314, segundo o modelo dos templos
romanos, depois que o cristianismo deixou de ser perseguido e de se reunir nas
casas. Nessa festa, celebramos o significado cristão dos templos de pedra, da
catedral de Roma e de todos os templos.
A passagem evangélica que ilumina o sentido dessa
festa é extraída do evangelho segundo João. Nessa cena, situada logo no início
da missão de Jeus, depois da transformação da água em vinho, Jesus nos é
apresentado numa perspectiva profética, como o homem enviado por Deus para
limpar e substituir o templo de pedra por um templo vivo, tecido por relações
de fraternidade. O corpo humano de Jesus é o verdadeiro templo, e nele o corpo humano
se torna templo de Deus.
Entrando no templo de Jerusalém, Jesus só encontra
dissimulação, comércio e exploração dos mais pobres. Ali ninguém está buscando
Deus, nem exercendo sua misericórdia para com as pessoas vulneráveis. Então,
ele faz um chicote e expulsa todos os mercadores e seus animais, proclamando a
inutilidade e o fim dos sacrifícios. Deus se relaciona com seu povo dando vida,
e não exigindo a morte de animais, aves ou pessoas. E o lugar de encontro com
ele são todos os lugares.
A venda de animais e aves para o sacrifício era
controlada pela hierarquia sacerdote, e as pombas eram o único sacrifício
acessível aos pobres. Por isso, com os vendedores de pombas Jesus é especialmente
duro. Ao povo os sacerdotes oferecem perdão em troca de dinheiro! No templo, o
povo é explorado. Em vez de dar vida em abundância, o templo suga a vida dos
pobres. No novo templo do corpo de Cristo, do corpo machucado e amável de todos
os humanos, Deus tem seu encontro conosco.
Os sacerdotes não se importam com o comércio e a exploração no templo.
Eles se interessam apenas pelo cumprimento da lei. É em nome do templo, suas
leis e seus interesses que os sacerdotes pedem para matar Jesus, aquele que
veio para que todos tenham vida. E questionam violentamente a autoridade de
Jesus para fazer o que ele faz. Jesus demonstra que Deus mora fora do templo, age
e habita no seu corpo. Os seres humanos, o nosso próximo, são o lugar lugares
de encontro com Deus.
Meditação:
§ Leia e releia esta cena, tentando visualizar as
ações de Jesus e as reações dos comerciantes, sacerdotes e dos fiéis
§ Será que não fizemos pouco caso desse gesto e
dessa lição de Jesus, e ainda valorizamos mais os lugares, ritos e leis que as
pessoas?
§ O que significa hoje tratar os templos como
lugares de encontro e oração que não excluem nenhum grupo e nenhum povo?
§ Será que não estamos mais preocupados com os
rótulos (é cristão ou não) dos movimentos que com o bem que eles fazem?
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