quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Oitavo Domingo do Tempo Comum (Ano A - 2014)

Será que não valemos muito mais que os pássaros?
Somos pessoas do nosso tempo. Andamos ocupados com muitas coisas. O problema não é simplesmente a ocupação, mas a pre-ocupação. Preocupação é aquilo que monopoliza nossos interesses, que toma a nossa atenção e invade nossos sentimentos antecipadamente, produzindo ansiedade, insegurança e medo. É uma espécie de obsessão que sequestra o coração e a mente. Preocupam-nos a segurança, o que os outros pensam de nós, o futuro, e tanta coisa mais...
A palavra “preocupação” aparece cinco vezes no evangelho deste domingo. Jesus questiona nossa excessiva preocupaçao com a comida, a bebida e a segurança. Mas reagimos educadamente, dizendo que comida não cai do céu, bebida não costuma vir com a chuva, Deus ajuda quem cedo madruga... E em nome do necessário bom senso e da superação da passividade, cresce o número daqueles que guardam o Evangelho na gaveta das lembranças da primeira comunhão e tocam a vida sem ele.
Mas não podemos esquecer que, ao lado daqueles que pensam que o dinheiro é indispensável à felicidade, cresce uma multidão de gente que carece do mínimo para viver.  E Jesus nos lembra que estas questões fundamentais são sociais, e não podem ser resolvidas privadamente, numa luta predatória na qual os mais fortes e astutos derrotam e desfrutam tranquilamente dos mais fracos. Por isso, afirma de forma lapidar: “Vós não podeis servrir a Deus e ao dinheiro!”
Sem ceder à evasão e à ingenuidade, Jesus questiona a carência produzida pelas políticas sociais restritivas, que submetem os pobres à ‘ditadura da sobrevivência’. “A vida não vale mais que a comida? O corpo não vale mais que a roupa?” No centro de tudo deve estar o mistério irredutível da vida de cada pessoa e suas necessidades. Comida, bebida, casa, saúde e todos os bens econômicos e culturais estão a serviço da vida e da dignidade da pessoa, e não podem substituí-la.
Jesus desafia as pessoas que têm bens em abundânia e encoraja aquelas que têm pouco ou nada. Começa convidando a olhar para os passarinhos e para as flores para aprender as lições que nos ensinam: eles não conhecem a preocupação nem a ansiedade, mas não lhes falta alimento nem beleza. Deus provê a cada criatura aquilo que necessita. “Será que vocês não valem mais que os pássaros?... Deus fará muito mais por vocês!” Grands preocupações nada podem acrescentar à vida.
Mas é verdade que a certeza de que a nossa vida está nas mãos de Deus não nos dispensa de tomar iniciativas. E isso começa com o centramento dos nossos interesses e preocupações no Reino de Deus, não dividindo com nada e com ninguém mais esta entrega. E isso significa seguir Jesus Cristo, fazer-se discípulo dele, reproduzir na própria vida sua pró-existência, perder a vida para que todos tenham vida, assumir a causa dos pobres, desvalidos e oprimidos... E assim por diante.
Jesus insiste na inutilidade da preocupação obsessiva com as próprias necessidades, mas está longe de aceitar ou propor a indiferença diante das necessidades primárias dos outros. Nada mais contrário ao ensino e à prática de Jesus Cristo! A busca do Reino de Deus é exatamente o empenho pessoal em prol de um mundo justo e fraterno, que assegure a satisfação das necessidades de todas as pessoas. A necessidade material dos irmãos é para nós um desafio espiritual.
Paulo nos lembra que, na força do batismo, somos servidores e administradores dos dons que Deus concede à humanidade. Importa então cumprir esta missão com responsabilidade, fidelidade e criatividade. Não é hora de buscar segurança e elogios, pois, no momento oportuno, Cristo mesmo colocará tudo às claras, manifestará as intenções secretas e dará a cada um o louvor que lhe corresponde. O que se espera dos administradores é que sejam responsáveis e fiéis!
Voltamos nosso olhar a ti, Deus pai e mãe, e nas tuas mãos depositamos nossas necessidades, anseios e preocupações. Queremos servir somente a ti, e a nenhum outro senhor! Ajuda-nos a permanecer na escola do teu Filho, buscando com ele o teu Reino acima e antes de tudo. Ensina-nos a lição dos pássaros do céu e dos lírios do campo. Livra-nos da preocupação obsessiva com nossas próprias necessidades, pois isso é inútil e traz a morte. E não permite que sejamos seduzidos pelo reino de mammon, o terrível e sanguinário senhor da riqueza de uns poucos. E que as necessidades dos nossos irmãos e irmãs sejam a única preocupação capaz de tirar nosso sono. Assim seja! Amém!

Pe. Itacir Brassiani msf
(Isaías 49,14-15 * Salmo 61 (62) * Primeira Carta aos Coríntios 4,1-5 * Mateus 6,24-34)

Nenhum comentário: